26 de julho de 2013

Comitê de Acessibilidade discute reformas em praças da cidade

Nesta quinta-feira (25), uma reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Territorial (Seplan) com o Comitê de Acessibilidade, traçando os planos a serem executados nas próximas semanas.

Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), até o mês de outubro, quando a cidade de Arapiraca completa 89 anos, uma série de reformas em praças públicas estarão encaminhadas.

Neste encontro, foram detalhadas as mudanças que serão feitas no Largo Dom Fernando Gomes e na Praça Marques da Silva, bairro do Centro. Serão colocados pisos táteis e feitos reparos em parte do piso, bem como a revitalização de canteiros e bancos.

Os boxes e lanchonetes serão redesenhados com um belo mosaico da árvore Arapiraca. De acordo com a auxiliar de Arquitetura e Urbanismo, Emylle Bastos, uma das envolvidas no projeto, há ainda outras praças a serem reformadas e redefinidas de acordo com as normas federais de acessibilidade, como a Praça Bom Conselho e a Rua Anibal Lima, no calçadão, também no centro comercial do município.

Existe também a pretensão de pôr faixas de trânsito elevadas, criando assim um “quarteirão acessível” para as pessoas com necessidades especiais – de acordo com dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), realizado em 2010, Arapiraca possui mais de 58 mil deficientes motores, visuais ou auditivos.

“A prefeita Célia tem como carro-chefe de sua gestão a acessibilidade. Ela própria visitou algumas escolas que receberão reformas para que estudantes com necessidades especiais possam participar das atividades curriculares”, diz o presidente do Comitê da Acessibilidade, José Ademir da Silva, da Seplan, enfatizando as obras que serão realizadas em 11 escolas de Arapiraca nos parâmetros da acessibilidade, com banheiros, portas alargadas e rampas. Há ainda cinco ônibus da prefeitura adaptados para cadeirantes que pegam os alunos e os deixam em suas residências.

Estavam presentes na reunião, além do presidente Ademir, o coordenador da Seplan, Samuel Balbino; as assistentes Thaysa Silva, Tyciane Karla Oliveira e Lidiane Paes Barreto, da Seplan; a técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência, Amanda Rodrigues, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); a arquiteta da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Dione Maia; a estudante de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Magda Gomes Cavalcante; os auxiliares em Arquitetura e Urbanismo da Seplan, Emylle Bastos e Paulo Gustavo da Silva; o presidente da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima), Adriano Targino; a arquiteta da Seplan, Alice de Almeida Barros; a auxiliar de Serviços Sociais, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude (Semas), Eliene Melo; e a assessora do Ministério Público Estadual (MPE), Déborah Nunes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *