31 de julho de 2013

Célia garante buscar recursos para dar assistência à população

Dezenas de assistentes sociais, técnicos e coordenadores de projetos sociais se reuniram nesta terça-feira (30), no auditório da Escola Municipal de Governo, no bairro de Santa Edwiges, para pontuar o que foi feito nos primeiros sete meses do ano pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude (Semas).

A prefeita Célia Rocha (PTB), o secretário da Semas, Daniel Rocha, e sua adjunta Anadja Gomes reafirmaram o compromisso em levar ao povo arapiraquense toda a assistência necessária durante a "Oficina de Avaliação do 1º Semestre da Gestão".

“Eu não pretendo fazer dezenas de obras no lugar de dar suporte às ações sociais desenvolvidas por vocês”, garante a prefeita.

Na ocasião, foram apresentados dados do primeiro semestre. Além do que já foi feito junto à população, os técnicos e coordenadores presentes traçaram um plano para os seguintes meses.

“Vamos ampliar nossas ações, nossos horizontes para uma Arapiraca melhor”, reitera a secretária adjunta da Semas, Anadja Gomes.

Havia na plateia, servidores públicos engajados em transformar a cidade em referência neste âmbito, muitos deles à frente de unidades do Projovem, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), do Cadastro Único (Cadúnico), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), dos Projetos Sociais, do Planejamento, da Proteção Social Especial (PSE) e da Vigilância Socioassistencial.

“O grupo desta secretaria é muito rico, com valor imensurável, que luta em favor dos programas sociais. E é isto o que queremos! Vamos atrás da população! Vamos buscar as informações e ter essas pessoas sob nossos olhares”, diz Célia Rocha.

Foram explanadas durante o evento a mudança de sede do Cadúnico e a investida no Bolsa Família itinerante, indo inclusive até as comunidades mais afastadas; a reorganização das equipes e coordenação dos CRAS, lembrando o projeto “Viva Vida!”, que ofereceu 900 cestas básicas às mães de Arapiraca que estavam grávidas e cadastradas; a ampliação da equipe técnica e inclusão da pessoa com deficiência no Pronatec; a reativação do CREAS regional e do Sistema de Atenção e Monitoramento de Instituições Sociais (Samis); o fortalecimento com o Juizado da Infância e Juventude e com a Vara da Família; e a realização do IX Fórum Municipal de Assistência Social.

“Nosso objetivo é reafirmar a intenção de deixar um histórico de parcerias com a sociedade”, coloca o secretário Daniel Rocha.

Desta feita, vão ser encaminhadas palestras nas comunidades, com moradores, professores e alunos; reuniões com entes envolvidos na execução de programas para definir atividades sociais e direcionamentos; implantados o Cadúnico itinerante, a Casa Abrigo, de mini-padarias em comunidades quilombolas e o Programa de Urbanização e de Integração de Assentamentos Precários, no bairro Planalto; capacitados os agentes de saúde e o Comitê da Instância e Controle Social do Programa Bolsa Família; ampliadas a Casa de Passagem, a Casa da Menina e o número de cadastros realizados e famílias em acompanhamento pelo CRAS.

Serão realizadas também nos próximos meses a I Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, implantação do Departamento de Recursos Humanos da Semas e elaborado o Plano Municipal de Assistência Social.

Segundo o secretrário Daniel Rocha, uma das metas para este ano é a reforma de todos os CRAS e um mapeamento em toda Arapiraca para delinear os indicadores sociais e, desta forma, o trabalho ter mais direcionamento. “Para isso, vou buscar os recursos federais que forem necessários”, pontua Célia Rocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *