Carroceiros de Arapiraca serão cadastrados a partir desta terça
Começa nesta terça-feira (23), o cadastramento e o recadastramento dos condutores de veículos de tração animal, os carroceiros, pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) e prosseguirá até o dia 2 de agosto.
A iniciativa da Prefeitura Municipal de Arapiraca é para que os carroceiros possam trafegar e trabalhar na cidade respeitando os limites de trafegabilidade pelo Centro de Arapiraca e, seguindo, às leis de trânsito.
A SMTT irá utilizar o mesmo terreno em que os carroceiros foram cadastrados em anos anteriores. A área para o estacionamento das carroças fica ao lado da Associação Pestalozzi e em frente ao Clube do Professor, na Rua Minervina Franciscana da Conceição, no bairro Itapuã, onde fica a sede do órgão municipal de trânsito.
Para Ricardo Teófilo, titular da SMTT, os carroceiros que foram convocados pela Prefeitura de Arapiraca serão cadastrados e terão toda a assistência durante o emplacamento das carroças e da inspeção animal.
“Vamos utilizar o mesmo espaço, que fica próximo à SMTT, para que possamos realizar o cadastramento com tranqüilidade sem obstruir o trânsito da região. Como o terreno é grande, vários carroceiros poderão ser cadastrados no mesmo dia”, avaliou Ricardo Teófilo.
Documentação necessária
Para o cadastro e a atualização da ficha dos condutores de carroça serão necessários os seguintes documentos: comprovante de residência, CPF, Identidade (RG- Registro Geral), título de eleitor, telefone atualizado e declaração com as características do animal de trabalho.
Segundo o diretor de Transportes da SMTT, Ailton Pereira, o órgão vai trabalhar em parceria com outras secretarias municipais como Meio Ambiente e Limpeza e Iluminação Urbana (Selip), além da Vigilância Sanitária para a inspeção animal.
“Além de facilitar o procedimento do cadastramento dos carroceiros, essas secretarias irão orientar e fortalecer o trabalho de cada um na cidade com o recolhimento de lixo e entulho”, informou Medeiros.
Os carroceiros também serão instruídos pela prefeitura sobre regulamentação de trânsito, limpeza pública, saúde animal e meio ambiente. Eles irão recolher resíduos sólidos em seis pontos da cidade localizados nos bairros Baixa Grande, Novo Horizonte, Primavera, Manoel Leal e São Luís I e II.