Arapiraca traça planos de combate ao racismo
Na manhã desta segunda-feira (dia 1º), a prefeita Célia Rocha (PTB) recebeu a visita da secretária nacional da Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Ângela Nascimento, para apresentação do Programa de Enfrentamento ao Racismo.
A reunião ocorreu no Centro Administrativo Municipal e contou com a presença das secretárias de Governo, Cícera Pinheiro; de Planejamento, Edina Pereira, consultora da Secretaria de Políticas Públicas Para a Mulher, Wanda Menezes, e do asssessor de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rafael Amorim, entre outros secretários e gestores públicos.
Na ocasião, a secretária nacional de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Nascimento, revelou que 50,7% da população brasileira é formada por pessoas negras e pardas, mas que ainda existe um abismo para a inclusão no acesso aos bens de serviços, bem como ascensão de carreira profissional no mercado de trabalho.
Ela também citou os elevados indicadores de pobreza e de criminalidade contra pessoas negras, salientando que o governo federal está atento aos problemas e com a implantação de 25 programas específicos para inclusão dos negros, como acesso à educação, serviços de saúde, mercado de trabalho, entre outras ações.
A prefeita Célia Rocha disse que o município está incluído no programa Juventude Viva, e determinou a mobilização de toda a equipe de governo no apoio às ações da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.
Arapiraca tem duas emendas no valor total de R$ 1 milhão para a execução de projetos e programas nas área sociais.
"É muito importante essa parceria, a fim de que possamos ampliar nossas ações a favor dos jovens e mulheres negras", acrescentou a prefeita.
No período da tarde, o grupo volta se reunir, dessa vez com a participação de representantes das secretarias de Governo, Assistência Social, Cultura, Educação, Saúde, Esportes, Indústria e Comércio, Planejamento e Políticas Públicas para as Mulheres.