Arapiraca sedia Encontro Nacional de Capoeiristas
Neste final de semana, a cidade de Arapiraca vira polo das artes de capoeira. Acontece, a partir das 16h deste sábado (27), o 11º Encontro Nacional Arte Brasil de Capoeira, na Escola Municipal de Circo, no Bosque das Arapiracas.
Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), a difusão do esporte será grande, pois mestres de todo o país aportarão na cidade.
Haverá, durante o evento que vai até domingo (26), atividades recreativas para estudantes da rede pública e oficinas ensinando, por exemplo, como se alongar antes da prática esportiva.
Com suas turmas, o contramestre Nenê, da Paraíba; mestre Berimbau, do Ceará; contramestre Cauã, de Sergipe; e professor André, de Pernambuco, também participação do encontro, além de outro de São Paulo.
Também estarão presentes mestrandos, mestres e professores de toda Alagoas, como Tatu, Aleluia, Mancha, Muruim, Besouro, Serena, Cláudio, Papagaio, Cocão, Ovelha e Sapulha, a contar com o presidente da Federação Alagoana de Capoeira, José Aldo Nobre, o mestre Rimen.
Segundo Johnny Anderson Barros da Silva, o mestre arapiraquense Sapulha, haverá uma tarde de louvor neste sábado (27), aliada à oficina de alongamento. No dia seguinte, uma oficina recreativa ensinando crianças de Arapiraca e Taquarana, todas elas alunas de escolas públicas, a “jogar” capoeira brincando.
“Esta será uma atividade de relação de gêneros, com meninos e meninas, aprendendo juntos. Com isso, a integração no esporte é ainda maior”, diz o mestre Sapulha, que é fundador e presidente da Associação Estadual Arte Brasil. De acordo com ele, ocorrerá, também no domingo, a entrega de graduações a alunos de capoeira.