Arapiraca recebe projeto musical de banda gaúcha de percussão
A cidade de Arapiraca é conhecida por agregar o maior número de manifestações artísticas e musicais do estado. Mais uma prova disso é o show que acontece na noite desta sexta-feira (26), na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), no bairro de Santa Edwiges.
O espetáculo com a banda gaúcha de percussão Alabê Oni começa às 19h e tem a entrada franca. Este projeto, chamado Sonora Brasil, é protagonizado pelos integrantes do grupo, levando o público a conhecer ritmos novos, em perspectivas diferentes.
Com a turnê “Tambores e Batuques”, os músicos Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Walter “Pingo” Ferreira e Kako Xavier trazem ao palco do Sonora Brasil um repertório de maçambiques, quicumbis, alujás e candombes, manifestações da cultura negra gaúcha ligadas à tradição religiosa e profana.
Todos eles são pesquisadores que se dedicam à recuperação da história do “tambor de sopapo”, instrumento de percussão criado pelos escravos de Pelotas-RS e feito originalmente com casca de árvore e couro de cavalo.
Segundo os integrantes do Alabê Ôni, a intenção é levar este som e "formar ouvintes musicais por todo o país". Neste sábado (27), eles fazem show no Teatro Jofre Soares, em Maceió.