11 de julho de 2013

Arapiraca investe 30% da receita em saúde, diz Pedrosa

Durante entrevista realizada na manhã desta quinta-feira (11) na Rádio 96,9 FM, o secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, respondeu aos principais questionamentos da comunidade arapiraquense sobre medicamentos, e adesão de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com Pedrosa, o município de Arapiraca foi integrado no programa “Mais Médicos” do Ministério da Saúde (MS), o qual estará trazendo de outros países, profissionais capacitados para suprir a carência médica no Brasil.

Segundo o portal do Ministério, Terão prioridade na alocação desses profissionais 1.557 municípios de maior vulnerabilidade social, sendo 1.042 no Nordeste e 66 em Alagoas.

O secretário informou aos ouvintes, que não há descaso por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em relação aos atendimentos clínicos, tendo em vista que todas as Unidades de Saúde estão com equipes de médicos, dentistas, enfermeiros, etc.

Hoje o município conta com 53 equipes de Saúde da Família, 54 leitos de retaguarda para o pronto atendimento do Hospital Regional e Unidade de Emergência do Agreste (UE), contando com a construção de 11 novas UBSs, e da implementação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ainda em 2013.

Nesta nova gestão, a prefeita Célia Rocha (PTB) destinou 30% das receitas próprias do município para serem utilizados com a saúde, dobrando o investimento que nas demais cidades brasileiras gira em torno de 15%.

Portadores de deficiência

No início do mês de junho, a Prefeitura de Arapiraca adquiriu graças a inclusão do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra) como Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER-II) do Plano Nacional Viver Sem Limite, da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, a aquisição de um ônibus adaptado para o transporte de deficientes físicos, além da aquisição de mais cinco vans.

Medicamentos

O secretário Ubiratan Pedrosa esclareceu que há problemas para a compra dos remédios, através de licitação com o Estado de Alagoas, no entanto, ele informou aos ouvintes arapiraquenses, que nos próximos dias estará chegando ao município um carregamento emergencial de medicamentos adquiridos através de compra junto ao laboratório da Marinha.

Ainda segundo ele, que o abastecimento dos medicamentos da parte odontológica já está completa e pronta para o uso da população.

Nos casos relacionados aos atendimentos e consultas clínicas, Arapiraca é referência regional com cerca de 80 mil exames realizados por mês no município, totalizando 480 mil nesses primeiros meses de gestão.

“É uma das grande preocupações da prefeita Célia Rocha, levar atendimento de qualidade para a população arapiraquense. O desenvolvimento das ações é o compromisso para as melhorias que estão sendo estabelecidas”, informou Pedrosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *