Prefeitura realiza capacitação para combate ao trabalho infantil
Por determinação da prefeita Célia Rocha (PTB), durante os próximos três dias, a Secretaria Municipal de Saúde realizará ações de prevenção e combate ao trabalho infantil.
O evento é de iniciativa da Promoção da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social, Atenção e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Na manhã desta terça-feira (11), foram realizadas palestras de incentivo à prevenção do Aedes Aegypti, o mosquito da dengue, noções de como evitar o surto diarréico e de virose, e uma capacitação para os Agentes Protetores do Meio Ambiente (APMA).
O foco principal da capacitação é o de transformar os jovens em patrulheiros e multiplicadores de informação, os quais terão a capacidade de orientar a comunidade em que moram e dentro de suas próprias residências, sobre coleta seletiva, lixo urbano e rural, dengue, conservação do patrimônio público e trabalho infantil.
Segundo informações dos técnicos da Promoção da Saúde, o curso acontecerá mensalmente, e já no próximo encontro serão discutidas ações para serem executadas em um projeto intersetorial, envolvendo as secretarias municipais de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), Agricultura e Educação.
Ainda na tarde desta terça, uma nova turma de jovens será capacitada no Centro de Formação de Profissionais da Educação, no bairro Alto do Cruzeiro.
Já na quarta-feira (12), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, a coordenadora do Cerest, Patrícia Araújo e técnicos do Cerest estarão no Centro de Arapiraca, realizando a panfletagem com orientações sobre a temática abordada, apontando os malefícios da perda da infância a toda a comunidade, com a cartilha embasada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No dia 13 de junho, quinta-feira, às atividades serão realizadas em escolas da rede municipal de ensino, com serviços prestados pelas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Serão disponibilizados ainda testes antropometricos (peso, altura e índice de massa corpórea), teste da acuidade visual (teste de snellen), e uma intervenção artística do grupo IEC (Informação, Educação e Comunicação).