19 de junho de 2013

Prefeitura capacita agentes de saúde na prevenção de doenças

Preocupada com a saúde do cidadão arapiraquense, a prefeita Célia Rocha (PTB) determinou a Secretaria Municipal de Saúde a realização de capacitação para os agentes comunitários, com o tema focalizado na hipertensão e diabetes.

As palestras foram realizadas na manhã desta quarta-feira (19), no auditório do Centro de Formação de Professores, no bairro do Alto do Cruzeiro.

 

De acordo com a coordenadora de Hiperdia, Josineide Soares, a hipertensão é uma doença silenciosa e assola a maioria das pessoas em todo o Brasil, porém, havendo um tratamento adequado, ela pode ser controlada.

“A orientação padrão para os casos de hipertensão, é realizar frequentemente a verificação da pressão arterial, consultas e exames médicos, e um programa de educação alimentar adequado para cada usuário”, informou a coordenadora.

Ainda segundo ela, a hipertensão é uma doença assintomática, o que pode retardar no diagnóstico das pessoas, sendo realizada apenas quando as complicações aparecem.

“O acúmulo de pressão pode agravar em Acidentes Vascular Cerebral (AVC), e esses sim apresentam sintomas, tais como, dores intensas de cabeça, dormência nos membros, nervosismo, e dificuldade na fala”, apontou Josineide Soares.

Nos casos de diabetes, o que impede a passagem da glicose para a célula, foram apresentadas duas versões da doença para o público presente na capacitação. A diabetes tipo I, a que aparece com o decorrer da vida, na maioria dos casos na adolescência; e a tipo II, ocasionada pela obesidade e/ou através da genética.

Os principais sintomas são: urinar excessivamente, inclusive acordar varias vezes a noite para urinar; sede excessiva; aumento de apetite; perda de peso, em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva; cansaço, vista embaçada ou turvação visual; e infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções na pele.

A coordenadora informou ainda que a diabetes não tem cura, porém, pode ser controlada com exames precoces da doença, testes de glicemia, alimentação saudável, e atividades físicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *