Prefeita Célia recebe vice-presidenta do IPFAM
p { margin-bottom: 0.21cm; }
No início da tarde desta terça-feira (25), a prefeita Célia Rocha (PTB) recebeu a visita da vice-presidenta do Instituto Pró-Família e Desenvolvimento Humano (IPFAM), Lígia Futterleib, para apresentação do pré-projeto “Desenvolve Alagoas”.
O encontro ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, e contou com a presença da diretora do Instituto Pró-Criança, Cristiane Lamenha; das secretárias de Governo, Cícera Pinheiro, e de Indústria, Comércio e Serviços, Mirka Lúcio, além do secretário de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros; a coordenadora do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), Gineide Castro; a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Gorete Queiroz, e do empresário Ferreira Hora.
Criado em 2003, o Instituto reúne pesquisadores e cientistas de 14 países, e em outubro, o IPFAM irá receber a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com a coordenadora Gineide Castro, a base para o pré-projeto “Desenvolve Alagoas” foi o Agapi para dar início às ações a serem desenvolvidas em diversas etapas durante um ano.
Ela adiantou que, seguindo uma determinação da prefeita Célia Rocha, o projeto foi escolhido porque a Primeira Infância é a fase mais rápida do desenvolvimento humano, e a base para as aprendizagens futuras.
“A criança é fruto de uma família e de uma sociedade, cuidar da Primeira Infância é agir para o amanhã”, salientou.
Como parte das ações do projeto Desenvolve Alagoas, a primeira etapa será com oficina de sensibilização com dinâmica acerca do projeto.
A segunda etapa de preparação inclui a realização de curso sobre família, tendo como público-alvo os professores da rede municipal de ensino.
Numa terceira etapa será desenvolvido um trabalho articulado e multidisciplinar com a primeira infância, incluindo seminários e oficinas para servidores da rede pública, bem como atualização técnico-profissional na área da agricultura.
Produção
O projeto Desenvolve Alagoas em Arapiraca prevê ações de fomento à geração de emprego e renda, na área do comércio e, também, com a criação de hortas comunitárias para fornecer legumes, verduras e temperos para panificação, merenda escolar e pontos de vendas (feira da agricultura familiar), além de uma Padaria Comunitária destinada à produção de pães, biscoitos, bolos e massas para abastecer a merenda e o comércio local.
O plano ainda prevê a mobilização de todo o secretariado, a fim de que seja traçado um plano avançado em todas as áreas sociais e econômicas.
“Com isso, iremos buscar a captação de verbas federais para viabilização do projeto, e, em seguida, buscarmos recursos em nível internacional para ampliar ainda mais as ações para o desenvolvimento social sustentável no município”, acrescentou.