Novo semáforo do Parque Ceci Cunha será ligado nesta quarta
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) ligará o semáforo instalado no cruzamento entre as ruas Marcelino Magalhães e Manoel Abreu, no Parque Ceci Cunha, na manhã desta quarta-feira (12). A medida é para evitar mais acidentes naquele local.
Segundo o superintendente municipal de trânsito, Ricardo Teófilo, a instalação da sinalização semafórica neste trecho foi decisiva devido aos constantes acidentes ocorridos e aos inúmeros pedidos de moradores e comerciantes da região central de Arapiraca.
Teófilo informou ainda que, além de ser uma determinação da prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), a SMTT implantou um projeto de engenharia de tráfego para disciplinar o trânsito da cidade.
“Observamos que mesmo havendo placas de sinalização no local, os acidentes estavam acontecendo constantemente. Por esta razão foi decisiva colocação de uma sinalização mais rígida e segura”, apontou Ricardo Teófilo.
De acordo com os estudos técnicos do Departamento de Trânsito da SMTT (DT), moradores e comerciantes já presenciaram diversos acidentes, assim como agentes de trânsito que notificaram e prestaram assistência a motoristas e motociclistas no local.
O DT analisou também que a caixa de fluxo de veículos na descida da Rua Marcelino Magalhães é pequena e, por conta disto, poderá não haver congestionamento no local com a colocação do semáforo.
“O condutor que sobe pela Rua Nossa Senhora de Fátima vai pegar a Rua Domingos Rodrigues ou a Praça Manoel André. Dificilmente ele descerá pela Marcelino Magalhães”, relatou o diretor do DT, Vanderley Pereira.
A observação foi feita durante simulação no trecho do Parque Ceci Cunha, antes da implantação do semáforo entre o trecho das ruas Marcelino Magalhães e Manoel Abreu.
Sinalização reforçada
Para aumentar a segurança no local, o diretor de Divisão de Controle de Tráfego e Sinalização, Epitácio Pita, afirmou que a sinalização será reforçada no trecho da Rua Marcelino Magalhães entre as Ruas 15 de Novembro e Manoel Abreu com duas placas de “Proibido parar e estacionar” (R-6c) e uma placa de “Proibido virar à esquerda” (R-4a).
Já na Rua Manoel Abreu terá a placa de “Proibido virar à direita” (R-4b). E antes do semáforo serão colocadas, nas duas ruas, faixas de retenção que garantem a visibilidade do semáforo e parada dos motoristas.
“Outra preocupação da SMTT foi proibir o retorno na Rua 15 de Novembro e virar à esquerda no canteiro central em frente à Rua Nossa Senhora de Fátima. Assim, o trânsito fluirá melhor”, concluiu Pita.