Minha Loja, Meu Arraiá aquecerá nosso comércio, diz secretária
Dinamizar o mercado arapiraquense. Esta é a meta máxima da 5ª edição do concurso “Minha Loja, Meu Arraiá”, que acontece até o fim deste mês. O lançamento se deu na manhã desta quarta-feira (5), no restaurante Porto Pirá, com diversos empresários.
A prefeita Célia Rocha (PTB) e o vice Yale Fernandes (PMDB), com muito esforço, colocaram em voga o comércio crescente do nosso município, sobretudo nesta época do ano, quando as vendas aquecem. Haverá premiações às lojas mais bem ornamentadas nas categorias de microempresas e empresas de pequeno, médio e grande porte.
A proposta de crescimento na economia local tem parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecomércio-AL), Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Carajás, JS Construtora e Grupo Coringa.
Estavam no lançamento Luiz Carlos, do Senai; Luiz Afonso, representando o Serviço Social do Comércio (Sesc); Régis Jackson, em nome da Associação Comercial; Aristides Minervino, do Sebrae; e as secretárias Cícera Pinheiro, do Governo Municipal; Mônica Nunes, de Comunicação; Tânia Santos, de Cultura e Turismo; e Myrka Lúcio, de Indústria, Comércio e Serviços (Semics).
Antes do café regional, um trio nordestino fez as boas vindas, com Bastinho da Sanfona e Zé Moreira, sob supervisão do produtor musical e acordeonista Afrísio Acácio.
Durante o ato solene, a secretária Tânia Santos pontuou o resgate das tradições que o mês de junho carrega em todos os âmbitos. “Com este concurso, deixaremos mais viva a nossa Arapiraca, além de reiterar que há festa em todo lugar! Até no nosso comércio”, pontua.
Com a palavra, a presidente da CDL, Tânia Núbia, colocou que há muito empenho de todos para alavancar o turismo em Arapiraca e esta é uma forma de chamar a atenção para o Centro. “A alegria do lojista para envolver a clientela é um dos pontos mais importantes desse concurso. Ser premiado é bom, mas ter reconhecimento de que a sua loja dinamiza a cidade é o melhor retorno”, diz.
Segundo a secretária Myrka Lúcio, da Semics, esse será o início de uma grande caminhada para o crescimento e desenvolvimento do mercado local. “E, este ano, na 5ª edição do ‘Minha Loja, Meu Arraiá’, temos um adendo: o prêmio também será oferecido aos funcionários e não apenas aos empresários. Vamos todos ornamentar Arapiraca para firmar cada vez mais este São João, que é o maior de Alagoas”, comenta.
Na oportunidade, ela explicou aos presentes que a culminância se dará em prêmios a quatro lojas: as categorias são “microempresa”, “empresa de pequeno porte”, “empresa de médio porte” e “empresa de grande porte”.
“O nosso objetivo com esse concurso é incrementar o comércio, dar um visual atrativo para os estabelecimentos, resgatar as nossas tradições, chamar para novos clientes do Agreste alagoano como um todo e elevar a autoestima, tanto do empresário quanto do funcionário da loja, para assim evitar a evasão dos consumidores para outras localidades, como as feiras em outros estados. E o cliente, quando vê uma loja bonita, não leva apenas um único produto”, orienta Myrka Lúcio. A secretária fez ainda alguns apontamentos sobre o “Minha Loja, Meu Arraiá”.
Inscrições
Os quatro estabelecimentos mais bem apanhados com traços típicos desta época do ano serão premiados. As inscrições começaram nesta quarta-feira (5) e vão até o dia 10, podendo ser feitas no Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca, na Praça Bom Conselho, e no box da CDL, na Rua do Comércio, ambos no bairro do Centro.
Com efeito, a meta maior deste concurso é propiciar este resgate, deixando Arapiraca mais viva e seus consumidores, satisfeitos. Além do incremento à economia local ou do possível prêmio, o “Minha Loja, meu Arraiá” mostra o quanto os empresários da terra primam pela decoração e o bom atendimento.
Regulamento
Sendo elas atuantes no município, podem participar microempresas e empresas de pequeno, médio e grande porte. O prazo para ornamentação das lojas vai até o dia 18. O período de realização do concurso vai de 10 a 30 de junho.
Os custos da decoração para o concurso serão arcados pelo próprio estabelecimento. No entanto, um fotógrafo será escalado pela Prefeitura de Arapiraca para fazer os registros fotográficos que irão aparecer no site oficial.
Os consumidores e o público em geral poderão, para tanto, votar via internet.
Prêmio
Uma comissão julgadora, ainda, será escolhida pela Semics para avaliar cada estabelecimento em sua organização, decoração, tradicionalidade, harmonia, originalidade e figurino nos dias 21 e 22. O prêmio se dará em cursos para os empresários e viagens para hotéis de luxo para os funcionários.
“Os jurados da comissão irão em todas as lojas e preencherão um formulário lá mesmo, pondo numa urna lacrada as suas impressões. A votação oficial ocorre, no entanto, no dia 24”, salienta a secretária Myrka Lúcio.
A entrega da premiação será no Centro Administrativo Antônio Rocha, no bairro de Santa Edwiges, no dia 10 de julho.