Arraiá Força Massaranduba expõe nossos potenciais econômicos
O comércio de Arapiraca foi homenageado na noite desta quarta-feira (26) durante arraiá comunitário, em Massaranduba, zona rural da cidade. Uma espécie de feira foi montada pelas empresas participantes da festa, o que atraiu bastante atenção do público presente.
Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB) e da Secretaria Municipal de Agricultura, barracas da Feira Popular da Agricultura Familiar foram cedidas para a demonstração dos produtos.
“Queríamos mostrar o potencial econômico que Arapiraca tem. Por isso, montamos essa exposição do que há de melhor no mercado local”, diz o organizador do evento Cícero Antônio da Silva. Segundo ele, havia barracas do Grupo Coringa – patrocinador deste que é o maior São João de Alagoas –, Coagro, Tio Vieira, Camarão, Grupo Ricardo Barreto e Doce Popular, em meio a uma vila cenográfica com igreja, mercado público, casa de fazendeiro, prefeitura, cemitério, cartório e hospital.
Logo na entrada do Arraiá Força Massaranduba, uma caminhonete da empresa Relevo Construções trazia a dona Ditinha da Sanfona, que, sem microfone cantou e encantou os moradores da comunidade.
Coberto de cores, o palhoção recebeu o arrasta-pé da quadrilha “Juventude Avançada” da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca, o “Xote das Meninas”, uma apresentação do coco de roda – com participação dos jurados, em certo momento – e a quadrilha matuta Força da Massaranduba, com destaque para o cômico casamento.
Segundo a professora Josy Bellar, este resgate cultural só alavanca Arapiraca como uma das cidades referência no âmbito junino. “O mais importante é este contato das crianças, do lado de fora da palhoça, aplaudindo e participando”, diz.
O estudante Charles Pinheiro acha o mesmo. “E, além de homenagear o comércio de Arapiraca, a comunidade se movimenta economicamente com esse arraiá”, frisa. Vários brindes das empresas foram entregues aos jurados e sorteados à plateia.
Participaram do evento a secretária Municipal de Limpeza e Iluminação Pública (Selip), Rita Nunes, a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, o presidente da Federação das Associações Comunitárias dos Moradores de Arapiraca (Facomar), Braz Antônio de Farias, e a coordenadora da Comissão Julgadora do Concurso de Resgate às Tradições Juninas, Franciane Asevedo.
Na noite desta quinta-feira (27), a festa não para no arraiá turístico Fogo de Palha, no bairro de Senador Teotônio Vilela.