12 de junho de 2013

Arraiá e rainhas do milho e do abacaxi agitam comunidade Poção

A noite desta terça-feira (11) estava "alumiada", cheia de cores, na comunidade Poção, zona rural da cidade de Arapiraca. O casamento matuto foi um dos pontos altos do evento, aumentando a intensidade dos aplausos dos presentes.

Não apenas o tradicional casório forçado teve destaque, no entanto. Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), as sedes da Associação dos Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi da Região do Agreste de Alagoas e do Centro de Educação Infantil Comunitário do Poção estavam lotadas de gente, onde houve grande interação com os que se apresentavam.

Quando a comissão julgadora chegou, pôde ser visto na entrada uma vila cenográfica montada com o Cemitério São Pedro, a Igreja Católica, o vilarejo dos anões, vários casebres e brincadeiras que remetem à infância sadia no interior, como o quebra-pote.

Assim que as apresentações se iniciaram, a Rainha do Abacaxi 2013, Ana Carolina da Silva, de 14 anos, fez as honrarias e saudações trazendo as boas vindas da comunidade. Em sequência, a encenação de uma família de agricultores deixou a marca do homem do campo e sua prole.

Cinco garotas na dança da peneira encantaram os jurados, que eram abastecidos de quando em quando com deliciosas comidas típicas, dando enfoque ao abacaxi, principal fruto que sustenta as famílias da região com a agricultura.

O grupo convidado “Balança Mas Não Cai” dançou o genuíno coco de roda com passos mais modernos, contextualizando esse nosso patrimônio cultural. Após uma performance country, um dos momentos mais tradicionais de um São João: o desfile das candidatas à Rainha do Milho 2013.

Três belas garotas dançaram e destilaram seus sorrisos à plateia e aos jurados, mas apenas Maria Clara Santos de França, de 12 anos, saiu com a faixa. Ela ganhou um livro e uma bolsa como prêmio, além de um álbum das Coleguinhas – que toca no Lago na Perucaba, no dia 28 – e outro do Forró 100%. "Estou muito feliz em fazer parte disso tudo. É a primeira vez que ganho", pontua.

Com muita animação, o casamento matuto foi articulado nos moldes devidos, mas houve uma interpretação criativa e convincente com um noivo que, ameaçado por Virgulino Lampião, foi obrigado a casar com a afilhada do Rei do Cangaço. A festa do casório foi, justamente, o Arraiá Caxi na Roça entrando em ação.


As três candidatas ao título de Rainha do Milho 2013: Maria Clara (centro) levou faixa

Os pés frenéticos a bater no chão de terra batida levantavam poeira e deram um ar nostálgico aos mais antigos no local. “Nunca mais tinha visto algo assim, feito com tanto amor e dedicação”, diz o comerciante Geraldo Santos.

Segundo o animador do arraiá, Eduardo Kelvin Rodrigues, foram feitos poucos ensaios, mas tudo saiu nos conformes. “Foi maravilhoso ver essa quadrilha dançar com empolgação e sincronia, seja o xote, o xaxado ou baião. Estou orgulhoso só de participar desse Concurso de Resgate às Tradições Juninas”, diz ele.

Para a organizadora do evento, Judite Caetano, o Arraiá Caxi na Roça resgata o que há de melhor na região e tem esse nome para homenagear a cultura do abacaxi desenvolvida no Poção.

“Temos esse arraiá desde 2008 e ele exalta esse nosso plantio do abacaxi que aumenta a cada ano, gerando e garantindo uma boa fonte de renda para a agricultura familiar. Este ano, o Caxi na Roça homenageou o nosso povo feliz com o enredo ‘Nossa Cultura é Nossa Tradição’”, comenta Judite Caetano.

Provando toda essa energia com os moradores, ela distribuiu em uma barraca de comidas típicas várias porções a todos que quisessem bolos de milho e mandioca, brasileira, paçoca, cocada, bolo de abacaxi com chocolate, torta de abacaxi, doce de abacaxi, milho cozido, quentão, doce de leite, pamonha, canjica e mungunzá. Para coroar o término da noite, a banda Brilho da Lua embalou os casais.

Estiveram presentes a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), a secretária de Comunicação, Mônica Nunes, e o secretário adjunto Municipal de Agricultura, Eleilton Amaral, além de toda a comissão julgadora e rádios Metropolitana, Novo Nordeste, Nova FM e Pajuçara, fazendo a cobertura midiática.

A festa hoje (12), Dia dos Namorados, será no Arraiá Pé de Serra, na Vila São José, antiga Lagoa do Rancho, também na zona rural de Arapiraca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *