Arraiá da Pisoteio recria o imaginário das crianças do interior
Uma verdadeira cidade do interior. Foi isto o que foi reproduzido no Arraiá da Pisoteio, na comunidade Batingas, zona rural de Arapiraca, na noite deste sábado (22). A temática escolhida por eles foi o imaginário das crianças.
Com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), os moradores puderam fazer um arraiá turístico, com três dias de festa. “Nós estamos honrados em poder proporcionar tamanho resgate cultural para a nossa comunidade”, diz uma das organizadoras do evento, Jéssica Morgany Lira.
A Rua São Francisco, no loteamento Brilho do Sol, foi fechada e se transformou numa imensa vila cenográfica com cemitério, escola – com enfoque nos contos de fadas –, casas de rezadeira, do fazendeiro, das destaladeiras de fumo, igreja, bodega, posto de saúde, casa de farinha e delegacia, além de abrigar uma fogueira, um espaço extra destinado ao forrobodó, violeiros, banda de pífano, emboladores e repentistas.
Segundo Paul Clivilan Santos Firmino, outro que estava por trás do arraiá, este foi apenas o segundo ano deles como quadrilha estilizada. “Estávamos pensando neste enredo desde o São João do ano passado. Daí, nossa vontade de mostrar as brincadeiras de crianças durante este período se concretizou numa bela coreografia do Gilson Lima, que desde 2007, nos dá orientações neste sentido”, conta o diretor cultural da quadrilha.
Em dezembro, os ensaios começaram a tomar forma e, neste sábado, os integrantes do Arraiá da Pisoteio puderam preencher todos os espaços do palhoção de muita cor, alegria e brincadeiras.
Houve ainda performances da Dança da Peneira, da Fita, do Coco de Roda, do Guerreiro e da quadrilha mirim. “É gratificante ver as pessoas, sobretudo as crianças, vindo dos mais variados bairros nos ver. Esta iniciativa de tornar as comunidades em arraiais turísticos foi muito pertinente por parte da Prefeitura de Arapiraca”, salienta Paul Clivilan.
Gente dos bairros Primavera, Baixão, Capiatã e Eldorado aproveitaram a festa que se encerrou naquele dia. A comissão julgadora saiu do local cheia de presentes e exaltando as comidas típicas e toda a ornamentação criada, com réplicas de cartões-postais de Arapiraca, como a cruz da Igreja Concatedral.
O arrasta-pé acontece hoje, domingo (23), véspera do Dia de São João, na Vila São Francisco, com o Arraiá Forró na Roça, a partir das 20h, também turístico.