Arapiraca tem o Maior São João Comunitário do Brasil
Uma cidade que cresce e, ao mesmo tempo, dá valor às coisas da terra tende a ser próspera. Esta afirmação pode ser vista a olhos nus pelo que vem fazendo a prefeita Célia Rocha (PTB) em sua atual gestão.
Com o afinco também de toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), o São João de Arapiraca deste ano está ocupando lugar cada vez mais recorrente no calendário festivo do Nordeste, ao lado de Caruaru-PE, Campina Grande-PB e Maceió.
Tendo cerca de 220 mil habitantes, proporcionalmente, o município possui o maior São João de Alagoas, com mais de 80 atrações e ações culturais em vários polos. “São, em média, duas atrações por dia. Mais que isso, inclusive. O intuito da prefeita Célia Rocha é fazer no ano que vem um arraial num palhoção central para apresentação de quadrilhas matutas e estilizadas. Isto ainda está sendo estudado”, adianta a secretária Tânia Santos.
Ela ainda coloca que Arapiraca tem o Maior São João Comunitário do Brasil. “Nos moldes que formatamos, somos o mais abrangente, atingindo comunidades urbanas e rurais. Afinal, todos tem direito à cultura e a um pouco de arrasta-pé”, comenta Santos.
Há concursos de quadrilhas no Serviço Social do Comércio (Sesc); arraiais nos bairros e comunidades da cidade; o concurso “Minha Loja, Meu Arraiá”, deixando os estabelecimentos de Arapiraca mais coloridos e alegres; atrações e arraiá no Clube do Servidor Municipal; artistas da terra no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves; concurso de fotos “Meu Arraiá”; bandas de renome no Lago da Perucaba; o tradicional Desfile das Carroças de Burro; projeto “Cultura na Praça”; arraiais turísticos; e diversas intervenções culturais por toda Arapiraca.
Confira a programação clicando neste link.