Viva São João: comunidades têm uma semana para inscrição
As comunidades interessadas em participar do Viva São João de Arapiraca têm até o próximo dia 15 para se inscrever no Concurso de Resgate à Cultura Junina. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que fica no Centro Administrativo Antônio Rocha, na Rua Samaritana, no bairro da Santa Edwiges.
O edital e a ficha de inscrição podem ser adquiridos na própria secretaria e ainda no site, pelo endereço http://www.arapiraca.al.gov.br/. Como salienta o subsecretário Júnior Balla, será contemplado no projeto um só bairro por vez. No Viva São João do ano passado, 38 comunidades puderam participar.
“Decidimos por diminuir as vagas das inscrições para 20, porque, após um mapeamento prévio, notamos que em vários bairros haviam mais de dois ou três arraiás. Em virtude disso, achamos mais interessante integrar essas comunidades”, coloca Balla.
Foi o que fez o presidente do “Arraiá do Gonzagão”, do bairro Baixão, que juntou a maioria dos arraiás.
“Dos cinco, conseguimos integrar quatro arraiás até agora. É muito melhor unirmos forças para fazermos algo maior e mais organizado. O entrosamento já está se dando e a expectativa é tanta que combinamos de ‘fechar a rua’ 10 dias antes para os preparativos”, diz José Severino, que fez sua inscrição nesta segunda-feira (6).
O resultado da seleção acontece no dia 16 depois de análise de uma comissão julgadora. Pouco tempo depois será divulgado o Calendário Junino 2013, onde uma data será designada para seu bairro.
Isso não acontece, por exemplo, com as três primeiras colocadas em 2012: respectivamente, “Arraiá do Pisoteio”, do bairro Batingas; “Arraiá Forró na Roça”, da Vila São Francisco; e “Vila Banaluar”, da Vila Bananeira. Elas podem escolher o dia que querem se apresentar, justamente pelas boas colocações.
E, quem teve nota superior a 70 pontos no concurso de quadrilhas do ano passado, ganha status de “Arraiá Turístico”, tendo três dias de festa e um incetivo financeiro por parte da Secretaria de Cultura.
Ademais, os arraiás que tiverem melhores enredo, temática, ornamentação, proposta de resgate da cultura arapiraraquense, mais folguedos e adereços podem se sair bem às vistas dos jurados.
“Este é o maior São João comunitário do Brasil! Temos a maior programação de Alagoas com ações no ‘Cultura na Praça’ e no ‘Mercado do Artesanato’, durante todo o mês de junho, além das apresentações nos bairros. E queremos integrá-los para que a festa seja mais bonita”, conclui o subsecretário de Cultura e Turismo, Júnior Balla.