Prefeitura vai ampliar Cemitério Santo Antônio
Reforma e expansão. Estas são as metas para os próximos meses da Secretaria Municipal de Limpeza e Iluminação Pública (Selip) para a situação do Cemitério Santo Antônio, localizado no bairro Verdes Campos, em Arapiraca.
De acordo com a secretária Rita Nunes, foi feito todo um mapeamento do local por parte de técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e notada a necessidade de uma redimensão.
Há ruas dentro do cemitério com um tamanho além do que se precisa. Desta forma, arquitetos estão fazendo um levantamento e uma reforma deve ser conduzida em breve.
“Um ofício está sendo mandado para que a gente possa redimensionar essas áreas dentro do Santo Antônio. A previsão é de mais 200 vagas, com esta ampliação prévia – antes mesmo da expansão, de fato, quando iremos ‘avançar’ e ‘recuar’ o cemitério”, relata Nunes.
A partir daí, uma planta será elaborada, dividindo o local por quadras e loteamentos. “Assim, teremos o controle de quem está sendo sepultado com o ano de nascimento e de morte, nome e dados da família, por exemplo, criando uma espécie de cadastro de sepultamento”, diz a secretária.
Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), serão construídos também dois ossários, um no Cemitério Santo Antônio e outro no Cemitério Pio XII, no bairro da Baixa Grande.
A secretária da Selip, Rita Nunes, ainda atentou que as famílias que não cuidarem dos jazigos de seus entes e não arcarem com as manutenções, têm o risco de perder as covas e, após três anos, a Prefeitura pode reutilizá-las para que outros sejam acomodados.