Prefeitura realiza ações de combate a exploração e abuso sexual
A Prefeitura de Arapiraca através da Secretaria Municipal de Saúde realizou entre os dias 14 e 17 de maio, um programa de conscientização e banalização ao “Abuso e Violência Sexual” em crianças e adolescentes.
O projeto é de iniciativa dos técnicos da Promoção da Saúde, em parceria com as secretarias Municipais de Educação e Políticas para as Mulheres, do Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), além dos pelotões mirins do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, e dos Conselhos Tutelar e da Criança e do Adolescente.
Diversas atividades foram desenvolvidas para aconselhar e incentivar os jovens a denunciarem quaisquer tipos de abuso, exploração e violência dentro da própria casa, internet, e nas demais localidades.
De forma educativa e bem humorada, o grupo IEC (Informação, Educação e Comunicação) mostrou ao público as dificuldades encontradas por pessoas que são abusadas sexualmente e de jovens que engravidam precocemente, com a peça denominada “Gravidez na Adolescência”.
Focando o dia da abolição da escravatura, os alunos da Escola Municipal Luiz Alberto de Melo, na comunidade do Pau D’Arco, e da Escola Municipal Manoel João da Silva, na comunidade do Carrasco, fizeram diversas intervenções artísticas, tais como: danças, peças teatrais e antigas brincadeiras quilombolas para homenager o evento.
As palestras e videotecas também foram direciionadas para o público das empresas da iniciativa privadas, dando maior ênfase ao abuso sexual dentro das empresas, e as formas de denunciar através do Disque Denúncia.
No último dia do projeto, as ações foram desenvolvidas na Concha Acústica do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no Centro de Arapiraca, com apresentações cívicas do Tiro de Guerra 07/015 e das Escolas de Tempo Integral Benildo Barbosa Medeiros, Ursolino Malaquias, e da Escola Municipal de Circo Palhaço Biribinha. E no 5° Centro de Saúde no período noturno, com a participação de mais de 70 trabalhadores.