Prefeitura participa de Encontro Nacional de Turismo
Na semana passada, nos dias 15 e 16 de maio, aconteceu o Encontro Nacional de Turismo, em Brasília, onde foi lançado pelo Ministério do Turismo (MTur) o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), para que os municípios do país façam roteiros integrados.
As diretrizes disto estão no livreto do programa, proposto no dia inicial do encontro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que contou com a presença do ministro Gastão Vieira, da ministra de Cultura, Marta Suplicy, e do presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo no Senado, senador Antônio Carlos Valadares. Além do opúsculo, o “Mais Turismo, Mais Desenvolvimento – Indicadores” também foi distribuído.
No segundo e último dia, foram realizadas oficinas onde anunciaram alguns investimentos a serem feitos – como a volta do programa Viaja Mais Melhor Idade – e editais para o setor.
Com o aferro da prefeita Célia Rocha (PTB) em querer uma Arapiraca mais dinâmica em termos turísticos e econômicos, uma representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Franciane Asevedo, foi acompanhar todo este debate na capital brasileira.
Segundo Asevedo, a meta do programa é apoiar a gestão, a estruturação e a promoção do turismo no país, mas de forma regionalizada e descentralizada.
Desta feita, a cidade de Arapiraca – conhecida como o “celeiro das tradições” neste âmbito – vai seguir estas diretrizes, segundo a prefeita Célia, para poder crescer ainda mais. São elas: gestão descentralizada do turismo; planejamento e posicionamento de mercado; qualificação profissional, dos serviços e da produção associada; empreendedorismo, captação e promoção de investimentos; infraestrutura turística; informação ao turista; promoção e apoio à comercialização; e monitoramento.
Para o ministro Gastão Vieira, o Programa de Regionanalização do Turismo “é uma política pública que tem levado os [municípios] ao desenvolvimento, com redução das desigualdades regionais de forma singular, democrática e participativa”.
O turismo interno já responde por aproximadamente 85% da receita do setor no país. Com a chegada do aeroporto, é provável que parte dessa percentagem tenha como destino a segunda maior cidade de Alagoas.
Em 2012, o turismo brasileiro cresceu 6%, dois pontos percentuais acima da média mundial anual, sendo elogiado lá fora, sobretudo, nos quesitos hospitalidade, gastronomia e hotelaria. De acordo com o último Estudo da Demanda Turística Internacional, nosso país também está em alta nos segmentos de negócios, eventos e convenções.