Prefeitura leva estudantes ao “Cultura na Praça”
Ainda em janeiro deste ano, a prefeita Célia Rocha (PTB) resolveu retomar o projeto “Cultura na Praça”, realizado todas as segundas-feiras, a partir das 9h, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca.
É justamente este o dia da Feira Livre da cidade, onde centenas de pessoas do entorno agrestino vêm para cá e comparecem no local.
Além deste público, o mestre sanfoneiro Afrísio Acácio disse que reservou meia hora durante os espetáculos para uma explanação com estudantes de escolas públicas e particulares. “É muito importante que os alunos conheçam um pouco mais da nossa cultura popular, que é muito rica”, conta ele.
Na última segunda-feira (6), discentes das turmas A e B do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora da Rosa Mística estiveram na praça, repleta de cantores de coco e repentistas. “Os estudantes interagiram mais do que eu imaginava. Eles estavam por dentro e até sugeriram temas para os cantadores improvisarem lá na hora”, diz Acácio.
Segundo o diretor interino do Colégio Rosa Mística, Cleudson Barbosa, é importante este contato dos adolescentes com a cultura regional, já que isso não é tão abordado nos vestibulares.
“Muito relevante esse projeto na praça! Os alunos adoraram e tivemos uma ampla divulgação nas redes sociais. Depois daquela aula extra-classe, eles fizeram uma atividade referente ao assunto com a professora Magna Cristina, de Literatura”, expõe.
O mestre sanfoneiro Afrísio Acácio ainda salientou que universitários frequentemente estão lhe procurando para a elaboração de trabalhos documentais. “Sempre que posso, colaboro. E só pude e posso fazer isso porque a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo tiveram a sensibilidade de levar à frente esse projeto ‘Cultura na Praça’”, pontua.