9 de maio de 2013

Prefeitura e Shopping discutem projeto de trânsito

Até o final de maio deste ano. Este foi o prazo dado pela Prefeitura de Arapiraca para que o projeto apresentado para aparato de trânsito no entorno do novo shopping seja entregue.

Na manhã desta quinta-feira (9), houve uma explanação na Sala das Reuniões do Centro Administrativo Municipal Antônio Rocha, onde empresas envolvidas relataram sobre o impacto que a chegada do Pátio Arapiraca Garden Shopping pode ocasionar.

Alguns detalhes no protocolo devem ser reavaliados e, assim, as obras poderão começar.

A região, que está inserida no bairro de Santa Edwiges, comporta o próprio Centro Administrativo, os ministérios públicos do Estado e Federal, a Justiça Federal, o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e uma rodovia estadual, a AL-220.

O projeto foi mostrado pelo diretor da empresa de consultoria e projetos de engenharia Imtraff, de Belo Horizonte-MG. Frederico Rodrigues atentou para o estudo de tráfego, por meio de um levantamento de campo com GPS.

Foram consideradas as estimativas de quantos carros, motos e ônibus que devem passar pelo entorno do shopping. Hoje, o horário de pico é das 17h às 18h e 41,52% dos automóveis utilizam a AL-220.

Desta feita, a proposta é de construção de novas vias ao redor, tudo dentro dos padrões e normas, sendo verificados semáforos de dois tempos, pontos de conflito e entrelaçamento no trânsito.

Na sala, a prefeita Célia Rocha (PTB), ao lado do vice Yale Fernandes (PMDB), ouviu atentamente os tópicos esclarecidos, mas salientou que a cidade de Arapiraca vive um novo momento, um de maior crescimento.

“Alguns apontamentos têm que ser acrescentados neste projeto. Por exemplo, nós vamos terceirizar em breve empresas de ônibus e isto não foi considerado. O fluxo será bem mais intenso quando isto for agregado ao trânsito da cidade”, adianta Rocha.

Ela sugeriu que a Imtraff e o grupo Tenco, também de Minas Gerais, entrem em consenso com os técnicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

“Vamos nos juntar e construir coletivamente. Arapiraca está crescendo e o projeto precisa ser grandioso. Com esta integração, podemos entregar isso o mais rápido possível para o começo das obras”, colocou a prefeita.

Por sua vez, a arquiteta Liliane Guerra, do Tenco, assegurou que em duas semanas os novos relatórios e projetos devem estar sendo entregues, após ainda uma análise ‘macro’ da região.

Estavam na reunião, além da prefeita Célia Rocha e do vice Yale Fernandes, os secretários Ricardo Teófilo, da SMTT; Edina Pereira, de Planejamento; Myrca Lúcio, de Indústria, Comércio e Serviços; Ivens Leão, de Meio Ambiente e Saneamento; Moysés Montenegro, de Obras e Desenvolvimento Urbano e Habitação; o diretor da secretaria de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante, e os engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) Marcos Ribeiro e José Robinson, além das demais autoridades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *