13 de maio de 2013

Paulo do Bar se sente honrado com projeto da Prefeitura

Em meados do mês de março deste ano, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo deu a partida ao novo circuito do Som do Mercado com o projeto “DJ do Agreste”.

Paulo Lourenço da Silva, de 80 anos, o dono do famoso Bar do Paulo, foi agraciado com uma merecida homenagem feita pela Prefeitura de Arapiraca, tendo um espaço todas as quintas-feiras para a difusão das canções que outrora tocavam em seu estabelecimento.

“O bar não existe mais. Não que eu estivesse me sentindo sozinho ou esquecido, até porque tenho amigos que me visitam com certa frequência e isso me deixa vivo, mas o fato de a secretária de Cultura, Tânia Santos, por meio da ação da prefeita Célia Rocha, fazer essa homenagem a mim, me deixa muito honrado. Vejo com bons olhos tudo isso. É um incentivo e tanto ao bom gosto musical”, diz.

E, de acordo com o produtor cultural Janu Leite, há vários convidados sendo chamados a cada semana do evento. Já passaram pela vitrola, ao lado e conversando sobre as décadas passadas com Paulo, figuras como Marcos Goes, o “Marcos da Som Pop”, o DJ Felipe, o “Cara de Sorte”, e o economista e artista plástico Cícero Brito, membro assíduo do estabelecimento àquela época.

 

Neste 2013, se estivesse aberto, o Bar do Paulo faria 40 anos em setembro. Em 1973, o incentivador cultural voltava para Alagoas após duas décadas morando com a família na capital de São Paulo, onde aprendeu a eficiência e a cordialidade de um bom garçom.

Em Arapiraca, na esquina das ruas Don Jonas Batinga e São Luiz, no bairro do Ouro Preto, a política, a filosofia, a literatura, o cinema, o jazz, o blues, a MPB, o Rock, o reggae e até o forró rolavam madrugada adentro, fazendo a cabeça de uma geração em meio à censura da ditadura militar.

Numa saleta, mais de quatro mil LPs dos mais variados estilos, hoje em silêncio.“A condição de tocá-los, mesmo que para um público pequeno, já é algo sem tamanho para mim. Eles, os vinis, estavam nas minhas estantes, parados. Nada melhor que vê-los rodando e rodando mais uma vez”, coloca Paulo.

O projeto “DJ do Agreste” vai até o dia 30 deste mês de maio, sempre às 20h no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no bairro do Centro de Arapiraca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *