Memorial da Mulher exibe filmes clássicos nesta semana
A partir das 14h desta quarta-feira (22), o Memorial da Mulher Ceci Cunha, no bairro do Alto do Cruzeiro, em Arapiraca, sedia uma semana voltada para o cinema.
O projeto é da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o fórum “Ufal Procinema” e Coordenadoria de Extensão da academia, organizado por David Lopes e Ivânio Cunha.
Segundo eles, haverá três filmes a serem exibidos e o evento, que tem entrada gratuita e ainda disponibiliza certificado de 10 horas para estudantes, vai até a próxima sexta (24), sempre no mesmo horário.
Hoje, quarta-feira, a mostra põe a película do diretor Radu Mihaileanu, “A Fonte das Mulheres”, de 2011. A trama se dá numa pequena vila nos limiares do norte da África e do Oriente Médio, traçando o perfil da mulher numa sociedade extremamente machista, onde as tradições muçulmanas imperam. O drama, no entanto, carrega muito humor e tem base na peça “Lisístrata”, de Aristófanes.
Já na quinta (23), o longa-metragem “Revolução em Dagenham”, de do cineasta Nigel Cole, lançado em 2010, aborda a greve ocorrida em 1968 nas fábricas Ford. A interrupção da produção foi devido ao protesto das mulheres contra a discriminação sexual, além de elas solicitarem um aumento salarial. O fato histórico foi decisivo para o Projeto de Paridade Salarial, dois anos depois.
Apesar de ter o título “A Cidade das Mulheres”, a película do renomado diretor italiano Federico Fellini, de 1980, traz à tona os medos do universo masculino. O personagem principal cai no sono e se vê num local onde só há figuras femininas, em que acaba sendo reverenciado e julgado. Este enredo fecha a sexta-feira (24), último dia da semana “Mulheres Unidas”.
As inscrições podem ser feitas no próprio memorial, com a diretora administrativa Isabela Santos. Existem, ao todo, 40 vagas e, antes de cada filme, haverá a exibição de curtas-metragens.