Implantação de binários começa a mudar trânsito de Arapiraca
Há dois meses a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca vem implantando binários no trânsito da cidade.
Os binários são ruas paralelas com trânsito em sentidos opostos que aumentam a fluidez do tráfego de veículos na cidade.
Estudos técnicos de engenharia de tráfego levantados pelo órgão municipal apontam os binários como solução para o trânsito que comporta hoje uma frota de mais de 71 mil veículos, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), entre carros, motos, ônibus, microônibus e caminhões.
O titular da SMTT, Ricardo Teófilo, afirma que a implantação de binário entre as ruas Domingos Correia e Estudante José de Oliveira Leite tem dado resultados satisfatórios ao trânsito naquela região do Centro com o bairro Ouro Preto.
“O trânsito estava desorganizado com mãos em duplo sentidos o que congestionava no cruzamento da Rua Dom Pedro II, onde implantamos um semáforo. Agora com sentido único pela Domingos Correia e Estudante o trânsito melhorou significativamente”, apontou Ricardo Teófilo.
Parque Ceci Cunha e Bosque das Arapiracas
Por conta dos congestionamentos e acidentes de trânsito ocorridos no Parque Ceci Cunha e Bosque das Arapiracas, a SMTT vai implantar binários em três ruas que dão acesso a essa região central de Arapiraca.
No início da tarde desta quarta-feira (29), técnicos do Departamento de Trânsito (DT) colocaram faixas para informar a população sobre as mudanças que vão ocorrer, a partir do dia 6 de junho, nas ruas Sete de Setembro, Santa Terezinha e Dom Felício Vasconcelos.
O chefe de Divisão de Controle de Tráfego e Sinalização da SMTT, Epitácio Lúcio, explicou que a Rua Sete de Setembro vai passar a ser mão única no sentido da Rua Domingos Rodrigues à Rua 15 de Agosto. Já a Rua Santa Terezinha terá o trânsito no sentido da Rua Pedro Correia à Rua Domingos Rodrigues.
E a Rua Dom Felício Vasconcelos será sentido único da Rua Posidônio Nunes até a Rua Manoel Abreu, que dá acesso ao Bosque das Arapiracas. “Com essas mudanças, o trânsito ficará mais livre”, disse Epitácio Lúcio.
A sinalização vertical com placas de regulamentação de ‘Pare’ (R-1), ‘Proibido virar à esquerda’ (R-4a) e ‘Proibido virar à direita’ (R-4b) serão colocadas no cruzamento dessas ruas a partir da próxima segunda-feira, 5 de junho. A medida para o novo trânsito entrará em vigor na terça-feira, dia 6.