Gestantes do Brisa recebem incentivo ao aleitamento materno
Na manhã desta quarta-feira (8), as gestantes da comunidade Brisa do Lago foram privilegiadas com diversas ações de atenção à saúde materno-infantil, prevenção de doenças e incentivo ao aleitamento materno. As atividades fazem parte da II semana “100% Mamãe e Bebê”.
As ações foram incentivadas pelas secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, pelo Pet Saúde Rede Cegonha da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pelo apoio da Secretaria Estadual de Saúde, através do Banco de Leite Materno, além das parcerias com a comunidade e empresas da iniciativa privada.
A professora Maria Cristina, a Tininha, destacou o incentivo a “contação” de historinhas infantis desde o período gestacional, até o nascimento de bebê. “Não é preciso saber ler para contar uma historia para os seus filhos, basta apenas criatividade e imaginação. E podem ter certeza, eles irão adorar”, afirmou a professora.
.jpg)
Incentivando a amamentação como único alimento até o sexto mês de vida do bebê, a diretora do Banco de Leite Materno, Deise Gonçalves, também apontou a doação do excesso do leite materno para mulheres que são impossibilitadas de alimentar seus filhos.
Toda mãe que amamenta é uma possível doadora, basta seguir a risca os procedimentos básicos. São eles: realizar a higiene pessoal na mama antes de realizar a coleta, preparar um frasco adequado para o armazenamento do leite – potes de maionese e café solúvel sem o rótulo de papel que vem no interior da embalagem -, e a escolha de um local confortável para a retirada do alimento.
A diretora informou ainda que não é preciso ir ao banco de leite para ser doadora, basta apenas ligar informando a residência, que a equipe técnica irá buscar.
Além das ações peculiares de imunizações, a dentista Milena Guimarães informou a todas mamães presentes, sobre a importância de fazer a limpeza da boca do bebê para o nascimento de uma dentição saudável.
.jpg)
“A boca dos bebês também precisam de cuidados. O recomendado é que após a amamentação, a mãe pegue ou uma gaze, ou uma fraldinha umedecida em água, e com muito cuidado remova a gordurinha do leite que fica na língua da criança. Isso irá favorecer para uma dentição mais bonita e saudável”, enfatizou Milena Guimarães.
Ao final das ações, foram escolhidas doze mulheres para fazerem parte do calendário de gestantes da Unidade Básica de Saúde Antônio Lourenço, no conjunto Brisa do Lago.