Escolas de Arapiraca terão Clube da Árvore
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Um projeto pioneiro está sendo desenvolvido nas unidades de ensino de rede municipal de Arapiraca, com a implantação do Clube da Árvore na Escola.
Destacando que as árvores são fundamentais para a qualidade do ar que respiramos, para a sobrevivência de muitos animais, além de nos fornecer materiais como a madeira, celulose para o papel, óleos, resinas, remédios e muitos outros, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Educação e Divisão de Educação para o Meio Ambiente, iniciou a formação de educadores e coordenadores.
Com a participação de cerca de 40 professores e coordenadores de escolas e dos Centros de Educação Infantis (creches) da rede municipal de ensino, foi realizado na terça-feira (30), na Escola de Governo, um momento de formação e orientação da metodologia para a Criação do Clube da Árvore na Escola.
O objetivo principal da equipe formada pelos professores Rubens Pessoa de Barros, Maria Lúcia da Silva e Maria Valdira Monteiro de Lima é orientar os educadores responsáveis para reunir um grupo de alunos em cada unidade de ensino (pré-escolar do 1º ao 9º anos), explicando a importância do Clube da Árvore, que conta com o apoio da administração da prefeita Célia Rocha (PTB).
O projeto, no primeiro momento de fundação visa criar uma diretoria do clube, com presidente, vice-presidente, secretário, vice-secretário, tesoureiro, relações públicas e membros, no mínimo 15 alunos, e orientados por um professor na escola e nos CEIs.
Na segunda etapa está a coleta das sementes e promover uma exposição de sementes coletada pelos alunos nas ruas ou praças, com os nomes populares das árvores (pesquisando o nome científico de cada árvore a ser plantada) e fazendo a sementeira em uma miniestufa no espaço escolar.
“A meta é conseguir, no mínimo, dez espécies nativas ou exóticas. O ponto importante do Clube da Árvore é a doação e plantio da espécie na escola ou centro de educação infantil”, explicou o professor e biólogo Rubens Pessoa.