Equipe da SMTT conhece novos projetos de trânsito em Aracaju
O diretor do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), da SMTT de Arapiraca, Neurício Oliveira, com os demais membros da equipe visitou, neste final de semana, a sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju (SE) e conheceram novos projetos de trânsito.
"Estamos investindo em capacitação profissional e por isso é importante que a equipe da SMTT faça essas visitas, in loco, para aprimorarmos nossos projetos”, disse Ricardo Teófilo, superintendente do órgão municipal.
A intenção de conhecer as instalações da SMTT de Aracaju era ver o funcionamento da Transitolândia, que já existe na cidade.
Mas, segundo o diretor do DET, Neurício Oliveira, o espaço para aprendizagem de um trânsito seguro, por enquanto, está desativado. “A Prefeitura de Aracaju está com licitação em aberto e deverá reativar o projeto em uma praça pública no centro de Aracaju ainda este ano”, disse ele.
A equipe, composta pelo diretor Neurício Oliveira e os agentes Carlos Alberto e Francisco José, foi recepcionada pela diretora de Educação para o Trânsito, Mônica Liberato, que apresentou as modernas instalações do órgão de trânsito sergipano.
O setor que mais chamou a atenção da equipe de Arapiraca foi a sala de videomonitoramento, em que a SMTT de Aracaju monitora o trânsito da cidade por meio de câmeras de vídeo.
“Com esse sistema a SMTT tem o controle de ocorrências, agiliza a operação dos agentes de trânsito e acompanha qualquer incidente diretamente da sala de monitoramento”, relatou Oliveira.
Balada sem álcool – Outro projeto de ponta que a SMTT de Aracaju realiza a cada 15 dias é o “Balada sem Álcool”. A equipe de fiscalização percorre os bares e as boates da cidade, fazendo panfletagem e abordando as pessoas diretamente nas mesas e nos carros.
Segundo Neurício Oliveira, o projeto é interessante porque há uma interação da equipe de fiscalização da SMTT com as pessoas que estão aproveitando a noite durante o final de semana.
“A equipe conversa com as pessoas e estimula um deles a não beber e dirigir com responsabilidade, levando os demais colegas para casa”, ressaltou Neurício Oliveira, que frisou a importância de a SMTT Arapiraca proporcionar este tipo de experiência à equipe de Educação para o Trânsito.