Convênio garante revitalização da fecularia
p { margin-bottom: 0.21cm; }
A prefeita Célia Rocha (PTB) assinou, na tarde desta sexta-feira (24), convênio que vai garantir a revitalização da Fecularia do Agreste, instalada na comunidade de Bálsamo, na zona rural de Arapiraca.
A Cooperativa dos Agricultores do Agreste (Cooperagro) será a mantenedora do empreendimento, que passa a ter um novo modelo de produção de fécula de mandioca, por meio da goma hidratada.
O produto tem 45% de umidade, um percentual bem superior à fécula, que era produzida com um teor de apenas 13% de água.
A goma hidratada foi estudada para ser produzida em Alagoas, após intercâmbio com investidores do sul do País.
“Esse é um momento muito importante para mim e para todos os produtores de mandioca de nossa região”, declarou a prefeita Célia Rocha, destacando o apoio do Arranjo Produtivo da Mandioca, Sebrae, Conab, Codevasf, Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), associações e sindicatos rurais.
A solenidade de assinatura do convênio ocorreu no Centro Administrativo Municipal e contou com a presença dos secretários de Agricultura, Rui Medeiros, e de Planejamento, Edina Pereira, além do deputado federal Givaldo Carimbão (PSB); presidente da Câmara Setorial da Mandioca, Eloísio Júnior Lopes, e do presidente da Cooperagro, Evaldo Pereira, entre outras personalidades.
Toneladas
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Setorial de Mandioca, Eloísio Junior Lopes, revelou que os produtores do Agreste conseguiram vencer uma chamada pública para a venda de 360 toneladas de mandioca para o Distrito Federal.
A farinha daqui vai abastecer escolas em Brasília e atender a merenda de cerca de 500 mil alunos.
Com o convênio, a Fecularia do Agreste terá dois meses para ajustar suas instalações e passar a produzir a goma hidratada para a fabricação de alimentos, entre outros produtos.