Audiência pública discute melhorias do transporte público
A audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (15), no plenário da Câmara Municipal de Arapiraca (CMA), solicitada pelo vereador Fábio Rogério Pereira Chaves, por meio do requerimento de nº 27/2013, discutiu o aumento da tarifa e o melhoramento do transporte público da cidade.
Mediada pela presidente da Casa, vereadora Gilvânia Barros, a audiência reuniu à mesa diretora o presidente do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT) e superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Ricardo Teófilo, o procurador do município, Évio Barbosa, representantes do Conselho e dos estudantes de Arapiraca, Kleverton Tenório (DCE-Uneal) e Rafael Cardoso (UNE-Arapiraca).
No plenário, compareceram os vereadores Fábio Rogério (Dr. Fábio), Adalberto Saturnino, Rogério Pereira, Sérgio Fábio e Ronald Reis e a secretária municipal de Indústrias, Comércio e Serviço, Myrka Lúcio. Na galeria, membros do CMTT e estudantes.
A presidente do legislativo municipal, Gilvânia Barros, abriu a audiência pública afirmando que “nada mais justo do que discutir na Casa do Povo a situação do transporte público de Arapiraca” frisou.
O vereador Fábio Rogério ressaltou a importância do debate democrático junto à sociedade arapiraquense. “Essa é a função do Poder Legislativo e nesta audiência decidiremos qualquer impasse sobre a pauta proposta”, disse.
Em seu pronunciamento, Ricardo Teófilo, explanou as ações do órgão municipal com melhorias no trânsito e na organização do Terminal Rodoviário Urbano (TRU) da cidade, entre outros serviços.
Além disso, ele afirmou a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) em avançar na melhoria do transporte público, solicitando aos empresários do setor renovação da frota para que a população tenha ônibus de qualidade.
Na discussão entre os membros do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT) e a classe estudantil, o embate se deu mais sobre o aumento da tarifa dos ônibus concedida em abril de R$ 1,75 para R$ 1,95.
Os estudantes reivindicaram maior participação da sociedade civil organizada no quadro do CMTT; transporte público no período noturno e rediscussão do aumento da tarifa.
O superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, solicitou que os estudantes oficializassem as reivindicações e encaminhassem para o Conselho Municipal de Transportes e Trânsito.