Arapiraca está em contagem regressiva para seu maior São João
Otimizar os recursos públicos. Foi com este pensamento que a Prefeitura de Arapiraca pôs em sua agenda de trabalhos a pretensão de fazer o seu maior São João.
A prefeita Célia Rocha (PTB) e o vice Yale Fernandes (PMDB) estiveram focados durante os últimos meses para realizarem as festividades juninas à altura desta que é considerada a “metrópole do futuro”.
Às vésperas do começo do mês e do efetivo arrasta-pé, nesta sexta-feira (31), a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Tânia Santos, e seu adjunto José Ailton Jr., o Júnior Balla, fizeram um circuito de entrevistas pelas rádios locais, enaltecendo o São João de Arapiraca.
“De fato, haverá festa em todo lugar, como diz o lema deste ano”, comenta Santos, ao radialista José Rocha, da Pajuçara FM. A programação para junho começa neste sábado, dia 1º, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no bairro do Centro.
“O interessante é que não é apenas nessa época do ano que colocamos em evidência a nossa arte. Há, nos diferentes pontos de cultura de Arapiraca, shows de forró, MPB, Rock e discotecagem. Encerramos agora a primeira etapa do projeto ‘Som do Mercado’ – o qual abrange tudo isso –, mas deveremos retomá-lo em sequência a este São João. O que continua, todas as segundas-feiras pela manhã, é o projeto ‘Cultura na Praça’, capitaneado pelo mestre Afrísio Acácio, que inclusive abre o nosso mês de festas”, diz a secretária de Cultura e Turismo, ao radialista Paulo Marcelo, na Rádio Novo Nordeste.
Segundo ela, é ele e o ícone Zé do Rojão que darão início aos foles, às danças, ao resgate e à alegria deste período. Na Rádio Gazeta, ela contou que haverá atrações no Mercado do Artesanato, nos bairros e comunidades, no Serviço Social do Comércio (Sesc), com quadrilhas matutas e estilizadas, e no Lago da Perucaba, até o dia 30 (confira os detalhes e as datas clicando aqui).
“Seriam necessárias mais datas no mês de junho para poder atender a todos os músicos de forró da cidade”, salienta o secretário adjunto Júnior Balla, posto que os artistas da terra foram priorizados nesta edição.
Com relação ao planejamento no âmbito da segurança, ele colocou que reuniões diárias estão sendo feitas com a cúpula do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Corpo de Bombeiros e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para que a folia junina não esmoreça diante de qualquer incidente de violência.
“Na verdade, nessa época do ano, a harmonia impera, pois nossos jovens estão focados em se ajudar na montagem dos arraiás de seus bairros, em se divertir nos eventos proporcionados pela prefeitura, em resgatar este clima que é tão nosso. A festa de São João de Arapiraca atende da criança ao idoso; é democrática”, pontua Tânia Santos, ao radialista Ângelo Farias, na Rádio 96FM.
Como plano para o ano que vem, a secretária adiantou que pode ser montada uma arena com lugar para milhares de pessoas para apresentações de quadrilhas e dos arraiás comunitários campeões – ou ainda trazendo representantes de outros estados. “Isto ainda não está no papel, mas é um sonho nosso; é algo que impulsionaria nosso turismo e colocaria Arapiraca de vez no mapa dos grandes eventos do Nordeste, visto que temos o Maior São João Comunitário do Brasil”, conclui.