14 de maio de 2013

11ª Semana dos Museus tem início nesta terça

“A memória é um dos vetores da mudança social”. Esta é uma das afirmações que compõem o livreto da 11ª Semana de Museus, que acontece de 13 a 19 deste mês de maio.

No município de Arapiraca, a abertura da programação se deu na manhã desta segunda-feira (13) na Praça Luiz Pereira Lima, a antiga “Praça da Prefeitura”, no bairro do Centro, sob o comando do mestre sanfoneiro Afrísio Acácio.

Manoel Tenório, diretor da Casa de Cultura, compareceu ao evento e  ressaltou que a semana, a qual tem o tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”, será bastante movimentada.

Haverá oficinais, palestras, espetáculos teatrais, exposições, shows, mesas redondas, painéis e ações educativas na própria Casa da Cultura, no Museu Zezito Guedes, no Memorial da Mulher Ceci Cunha e no III Centro de Apoio Educacional Professor Jadson Carlos Amorim, que fica no Lago da Perucaba.

Na programação, às 14h desta terça-feira (14), o coral infantil da Escola de Tempo Integral José Ursulino Malaquias fará uma bela apresentação no auditório da Casa da Cultura.

Tanto no Memorial da Mulher como no Museu Zezito Guedes, acontece até o fim da semana uma ação educativa, a qual apresenta um circuito histórico e cultural de visitas aos pontos turísticos de Arapiraca e aos museus locais.

Além disso, também em ambos, ocorre o 3º Seminário Acadêmico "Arapiraca: Instituições museológicas, Patrimônio e Memória", que conta com a participação de instituições culturais, universidades e faculdades da cidade, visando evidenciar e discutir, junto ao público acadêmico, o tema da 11ª Semana dos Museus.

Já no sábado (18), às 19h, desta vez apenas no Memorial da Mulher, uma exposição contempla um recorte temporal de Arapiraca, a mostrar o destaque da figura feminina na política na segunda maior cidade de Alagoas desde 1996. Ela segue até o dia 3 de agosto.

p { margin-bottom: 0.21cm; }

p { margin-bottom: 0.21cm; }Nos mesmos local e hora, está programado o lançamento de um dispositivo interativo, onde os usuários do memorial podem consultar e pesquisar seu acerto por meio do “Ilha Interativa”.

Um dado importante, segundo o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), é que as pessoas têm ido com frequência a estes locais neste período do ano – em todo o Brasil, 35% a mais com relação a edição anterior –, em que se comemora o Dia Internacional do Museu, próximo sábado (18). Para os membros do instituto, visitar, conhecer e divulgá-los faz com que nos sintamos parte da história de nossa terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *