Vigilância Sanitária realiza vistoria em mamógrafos
Dando sequência ao trabalho realizado desde dezembro do ano passado, técnicos da Vigilância Sanitária de Arapiraca (Visa) vêm realizando ações de conscientização contra a má utilização dos mamógrafos em clínicas públicas e privadas do município.
O intuito é fazer com que se faça cumprir o que determina a Portaria 531 de 26 de março de 2012 do Ministério da Saúde, que faz parte do Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM), objetivando a qualidade dos exames oferecidos à população, minimizando o risco associado ao uso do raio-X.
A Portaria estabelece que a fiscalização seja realizada em duas etapas. A primeira relacionada à infraestrutura e condições físicas da clínica e/ou hospital. E a segunda com a vistoria voltada à qualidade das imagens clínicas para a realização do diagnóstico.
p { margin-bottom: 0.21cm; }
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Wlakiria Bastos, a cidade de Arapiraca possui oito estabelecimentos portadores de máquinas de mamografia, sendo que apenas quatro deles estão funcionando de acordo com os testes de controle de qualidade dentro da Portaria Ministerial.
Segundo a coordenadora, os demais serviços deverão apresentar os testes de controle de qualidade até a próxima sexta-feira, 12 de abril. Caso a clínica e/ou hospital esteja com a máquina apresentando irregularidades, o estabelecimento poderá ser multado em até R$ 1700, além de perder o credenciamento junto o Sistema Único de Saúde.
“O material irregular pode ocasionar em um erro no diagnóstico, ocultando com isso os possíveis problemas com a mama da mulher, a exemplo de nódulos que podem acarretar em um câncer”, finalizou.