Vigilância Sanitária realiza fiscalização em supermercados
p { margin-bottom: 0.21cm; }
A Prefeitura de Arapiraca continua trabalhando para o bem estar e saúde alimentar da população. Devido a isso, a Vigilância Sanitária (Visa) realizou na manhã desta quarta-feira (24), em supermercados, mercadinhos e panificadoras, vistorias em compartimentos de armazenagem de produtos que necessitam de baixa temperatura.
As vistorias continuarão durante o restante deste mês de abril e todo o mês de maio.
O indicador registrado abaixo do ambiente é utilizado para manter conservados frescos os alimentos, evitando com isso reações químicas e atividades enzimáticas, tais como, retardar ou inibir o crescimento de microrganismos no produto a ser consumido.
Portanto, alguns cuidados são recomendados antes de fazer a compra dos alimentos, como verificar no rótulo do produto a temperatura adequada para a manutenção antes do prazo de validade, e se a embalagem do alimento possa estar violada, o que ocasionaria na contaminação.
A Vigilância Sanitária informou que estão sendo realizadas em Arapiraca vistorias de caráter educativo e punitivo para os proprietários se adequarem às solicitações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério Público.
Recomendações
Os alimentos pré-cozidos, ou seja, que fazem uso de conservantes, e polpas de frutas, devem ser mantidos com temperaturas de -12 a -8 °C.
Já os produtos derivados do leite – a exemplo do queijo e do iogurte -, devem ser refrigerados entre 1 a 10 °C.
No caso dos frios – bacon, salame e presunto -, entre 4 a 8 °C.
Grandes peças de carne bovina, caprina e suína, devem ser mantidas na câmara de congelamento com a variação de -18 a -12 °C.
Notificações
As empresas que não estiverem adequadas às solicitações, serão notificadas e as planilhas de resultados enviadas ao Ministério Público, para os principais procedimentos, que vão desde a apreensão, interdição parcial ou total do estabelecimento, pagamento de multa, até a prisão do proprietário, dependendo da gravidade da infração.