16 de abril de 2013

Prefeitura promove dia de cuidados com a voz

p { margin-bottom: 0.21cm; }

A prefeita Célia Rocha (PTB) tem mobilizado a sua equipe para os cuidados com a saúde do trabalhador arapiraquense.

Na manhã desta terça-feira (16), os profissionais da fonoaudiologia da Secretaria Municipal de Saúde realizaram um mutirão de cuidados e prevenções a saúde vocal. As ações foram realizadas no Calçadão do Largo Dom Fernando Gomes, no Centro da cidade.

De acordo com o Coordenador do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra), Eduardo Albuquerque, os profissionais que utilizam de forma demasiada a sua voz como instrumento de trabalho – educadores e comunicadores sociais -, devem ter alguns cuidados básicos para preservá-la e prevenir o surgimento de problemas vocais.

Segundo Albuquerque, os principais malefícios a voz é ocasionada pela ingestão de bebida alcoólica; fumo em excesso; gritar ou falar alto constantemente; falar por muito tempo sem respirar adequadamente; manter-se em ambientes com ar condicionado por muito tempo, e competições sonoras.

“Caso a rouquidão persistir por mais de 15 dias, o paciente deverá procurar uma Unidade Básica de Saúde para realizar o diagnóstico junto a um profissional da fonoaudiologia ou otorrinolaringologia”, apontou o coordenador.

O adequado para preservar a saúde da voz é beber aproximadamente oito copos de água por dia; praticar atividades físicas, como natação e caminhadas; evitar alimentos derivados de lactose, tais como chocolate, iogurte e queijo; manter a postura reta e relaxada ao falar, evitar o pigarro e utilizar roupas confortáveis que não apartem o pescoço e a cintura.

Para maiores informações, o recomendado é procurar as principais autoridades da área da saúde para que seja realizado o diagnóstico e cuidados com a voz no Centros e Unidades Básicas de Saúde do município arapiraquense.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *