Prefeitura intensifica vacinação na campanha contra a gripe
A Prefeitura de Arapiraca intensificou, neste sábado (20), a vacinação contra a gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no dia de mobilização da Campanha Nacional de vacinação contra a gripe. A meta do município é vacinar mais de 30 mil pessoas.
Idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 2 anos, profissionais de saúde e doentes crônicos devem receber a dose.
A campanha começou no dia 15 deste mês e se prolongará até a próxima sexta-feira, dia 26.
O secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, representou a prefeita Célia Rocha (PTB), na abertura da vacinação no dia D da campanha, na Unidade Básica de Saúde Dr. Carlos José Lima Aldeman de Oliveira, no bairro Bom Sucesso.
Ao lado da diretora da UBS, Mônica Suzy Rocha Barbosa, da coordenadora municipal de Imunização, Adriana Duarte, da coordenadora da Atenção Básica, Luciana Rodrigues, e de funcionários da unidade, o secretário afirmou que Arapiraca irá atingir a meta de vacinação.
“Estamos acompanhando a vacinação e a determinação da prefeita Célia Rocha é que até o final da campanha o município atinja sua meta de vacinar mais de 30 mil pessoas”, ressaltou Ubiratan Pedrosa.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 32 mil pessoas em todo o território arapiraquense. A intenção da campanha é reduzir as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe.
A vacinação contra a influenza tem a imunização curta. Portanto, as pessoas que se vacinaram no ano de 2012 precisaram receber a dose da vacina para se prevenir dos vírus A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
No dia D, a campanha se estendeu das 8h às 17h, sem paralisação. Na unidade do Bom Sucesso, o grupo IEC (Informação, Educação e Comunicação), apresentou a peça “Quanto mais vida, mais SUS”.
Assistência às comunidades – Na ocasião, a diretora da unidade, Mônica Barbosa, destacou a assistência às comunidades e a importância de as pessoas se vacinarem.
“A vacina só trás benefício para as pessoas e por isso mobilizamos todos os funcionários do posto para atendermos as comunidades que são assistidas pela unidade de saúde do Bom Sucesso”, disse a diretora.
“Tomei a vacina ano passado e vim aqui para me prevenir novamente”, disse a aposentada Maria José Barros Alves, de 65 anos.
A dona de casa Edkelma Kívia Silva, 30, levou a filhinha de 10 meses para se vacinar. “Esta vacina previne da gripe e de outras doenças”, respondeu.