População do Brisa do Lago recebe ações sociais
A prefeita Célia Rocha (PTB), acompanhada do secretário municipal de Assistência Social e Juventude, Daniel Rocha; da coordenadora de Comunicação, Mônica Nunes e do presidente do Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL), André Born, destacou o atendimento à população, na manhã deste sábado (06), ao participar do mutirão para cirurgia de cataratas, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, no conjunto Brisa do Lago.
“O mutirão é importante porque permite atendimento a todos pelas secretarias municipais e as instituições envolvidas nos serviços de Saúde”, disse Célia Rocha.
Ao chegar ao mutirão realizado na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Almira Alves Fernandes, no Brisa do Lago, a prefeitura visitou os estandes das secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde e demais órgãos, e cumprimentou as pessoas presentes ao evento.
O secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, destacou a importância de o poder público se aproximar da população com serviços essenciais à saúde de todos.
“Este é o primeiro de uma série de mutirões que a Prefeitura de Arapiraca vai realizar na cidade para podermos fortalecer a assistência à população e atender as demandas das comunidades”, destacou Daniel Rocha.
As ações de saúde aconteceram em parceria com o IOFAL, o Exército Brasileiro, através do Tiro de Guerra, das secretarias municipais da Saúde e Assistência Social com atendimento oftalmológico, consultas preventivas e corretivas para diagnosticar a presença de catarata e glaucoma, doenças freqüente em pessoas acima dos 40 anos de idade.
O mutirão também ofereceu serviços sociais para a comunidade e recreativo para as crianças, com a presença de palhaços e distribuição de pipoca e algodão doce.
Durante o atendimento, os voluntários faziam a aferição ocular das pessoas para, em seguida, elas serem consultadas por dois oftalmologistas. Na ocasião também foram realizadas aferições da pressão arterial, além de exames de glicemia e assistência social.
“Após os 40 anos de idade, a população brasileira apresenta uma dessas doenças nos olhos, por isso o mutirão é importante para fazer esse diagnóstico na própria comunidade”, disse o presidente o IOFAL, André Born.
Tratamento e cirurgia – De acordo com a gestora do Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL), em Arapiraca, Josilene Araúdo, os casos em que são detectados catarata e glaucoma, doenças silenciosas e que podem levar a cegueira, serão encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde para que os pacientes possam fazer o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Além deste atendimento aqui, as pessoas também serão acompanhadas a cada três meses durante o ano e as que necessitarem de cirurgia serão encaminhadas à Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima para serem atendidas pela equipe médica do IOFAL”, disse Josilene Araújo.
“É muito importante a participação da população neste mutirão porque podemos fazer a prevenção dessas doenças dos olhos”, afirmou o oftalmologista Marlúcio Abreu.
Morador do conjunto Brisa do Lago, José Marques, 72 anos, participou do mutirão e detectou catarata nos dois olhos. “Já saiba que tinha a doença e aproveitei o mutirão para receber o tratamento”, declarou ele.
A dona de casa Vanilza dos Santos, 57 anos, descobriu no mutirão que tem glaucoma. “Graças a esse atendimento descobri que tenho essa doença e agora, através da prefeitura, vou fazer o tratamento”, disse aliviada.
O próximo mutirão da catarata será realizado no dia 27 de abril no bairro Primavera.