2 de abril de 2013

Espaço Trate promove ações com crianças e familiares

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Interação e integração social. Essas sãos as metas que os profissionais do Espaço Trate buscam para a realização do tratamento de crianças autistas.

Na manhã desta terça-feira (2), a Prefeitura de Arapiraca comemorou com a comunidade arapiraquense, os festejos pascais e o Dia de Conscientização sobre o Autismo. O evento foi realizado no Centro de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo, o Espaço Trate, localizado no bairro Cavaco.

Durante o evento foram realizadas diversas brincadeiras interativas em camas elásticas, playground e com os profissionais do projeto. E para comemorar a páscoa, foram entregues ovos de chocolate para as crianças.

De acordo com a Coordenadora do Trate, a psicóloga Luana de Freitas, cerca de 45 crianças recebem o tratamento de socialização no Espaço, sendo que mais 32 estão na lista de espera no grupo de pais.

“O autismo não tem cura, porém, há tratamento. A criança autista deve ter o apoio incondicional da família”, recomenda Luana de Freitas.

A reunião do grupo de pais do Trate é realizada uma vez por semana nas dependências do centro de reintegração.

Segundo a psicóloga, crianças autistas apresentam os seguintes sintomas: atraso no desenvolvimento infantil e na comunicação, interação social, o não uso da imaginação, a apresentação de ecolalia – repetição do que se é dito -, movimentação estereotipada – balançar com as mãos, pés, girar e pular -, dificuldade de interação com outras crianças da mesma idade, além de evitar o contato visual.

Caso a criança apresente os sinais de autismo, o recomendado é procurar um neuropediatra ou um psiquiatra infantil para que o diagnóstico seja realizado. Esse serviço é disponibilizado gratuitamente pela Rede Municipal de Saúde.

Os familiares agradeceram o apoio da prefeita Célia Rocha e do secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, pelo esforço realizado no tratamento das crianças autistas.

“Nós só temos a agradecer aos profissionais do Trate e a Prefeitura de Arapiraca, pelo que está sendo feito por aqui. Esse projeto está sendo muito importante para o desenvolvimento e aprendizado do nosso sobrinho. Em dois meses de tratamento, ele já melhorou bastante, passou a ser mais carinhoso e a compreender mais as coisas”, afirmou Roberto Lopes, tio de Marcel Gabriel.

O Espaço Trate funciona de segunda até sexta-feira com serviços de reabilitação e reintegração social, auxiliado pelos profissionais da terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, assistência social, psicologia e psiquiatria infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *