1 de abril de 2013

Célia participa de reunião sobre consórcios de resíduos sólidos

A prefeita Célia Rocha (PTB) participou na manhã desta segunda-feira, 01, de uma reunião na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, sobre o andamento dos consórcios de resíduos sólidos do estado de Alagoas.

A comitiva de Arapiraca foi formada pelas secretárias municipais de Governo, Cícera Pinheiro, de Educação, Ana Valéria, o secretário de Meio Ambiente, Yvens Barbosa, a coordenara de comunicação, Mônica Nunes, e técnicos da prefeitura.

O encontro foi promovido pela AMA e teve como objetivo discutir uma definição de uma agenda para que os municípios possam definir a implantação dos consórcios de resíduos sólidos. A principal preocupação dos prefeitos é com relação à localização dos aterros tendo em vista o custo operacional do processo.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Napoleão Casado e a gerente de planejamento em saneamento, Elaine Gomes participaram nesta segunda de uma nova rodada de trabalho com os prefeitos para que os prazos sejam cumpridos.

Em Alagoas, os procedimentos de implantação da nova legislação- que prevê a construção de aterros sanitários em substituição aos lixões – encontra-se dentro do cronograma “mas é preciso não entrar numa zona de conforto”, disse Napoleão Casado.

O diagnóstico, que começou em 2009, entra em sua fase decisiva para que, até agosto de 2014, os municípios estejam com os planos de gestão adequados e em execução para garantir o recebimento de recursos federais. Parte desse trabalho já está sendo elaborado pela Semarh e a AMA está dando o apoio jurídico aos municípios para acelerar o processo que precisa da aprovação das câmaras municipais para ser executado.

Seis regiões já foram definidas para sediar as sedes administrativas dos consórcios – Metropolitana, Sul, Mata, Agreste, Sertão e Norte.

A partir da próxima semana, os prefeitos vão participar de reuniões técnicas para definir as necessidades de cada cidade com relação a aterros e unidades de tratamento. O presidente da AMA, Marcelo Beltrão disse que, além do apoio técnico, a entidade também está pesquisando planos alternativos que possam caminhar em paralelo e adiantar o cronograma exigido.

“Estamos trabalhando para que os consórcios tomem forma o mais rápido possível, disse o presidente. Os prefeitos estão conscientes da importância da Lei e suas implicações e, com a orientação, os municípios de Alagoas serão exemplos”, finalizou Beltrão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *