SMTT firma convênio para licenciamento das cinquentinhas
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) firmou convênio com o Detran de Alagoas para o licenciamento das motos de 50 cilindradas, as conhecidas cinquentinhas, que serão registradas e emplacas pela 5ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Arapiraca.
As cinquentinhas já podem ser licenciadas e a SMTT fará campanhas educativas e informativas de trânsito com a realização de Blitzen e outras ações para orientar os condutores desses veículos quanto às novas regras até o mês de junho.
A fiscalização das cinquentinhas, exigindo a regulamentação dos ciclomotores, será feita pela SMTT e o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) a partir de 1º de junho deste ano.
Após esta data, as regras de trânsito de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entrarão em vigor, também, para as motos de 50 cilindradas. Conforme determinação do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) a medida valerá para todo o Estado.
O superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo, destacou que essas medidas são importantes para disciplinar o trânsito e proporcionar segurança aos condutores e passageiros das cinquentinhas.
“É importante que a população se conscientize e reflita sobre essa ação que é um ganho social e respeito à vida”, assegurou Ricardo Teófilo.
Ele frisou, entretanto, que a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) é reduzir, significativamente, o número de acidentes no trânsito da cidade e tornar a trafegabilidade da cidade exemplo de trânsito seguro e organizado.
“Estamos agindo dentro da lei e estabelecendo o Código de Trânsito Brasileiro como ferramenta legítima para assegurar a defesa da vida humana nas vias públicas da cidade”, declarou Ricardo Teófilo.
Regras e segurança – Com as novas exigências, os condutores das cinquentinhas terão que se adequarem e passar a utilizar equipamentos de segurança como o capacete, inclusive para o passageiro, e terão que possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria ‘A’ ou ‘ACC’. E deverão ser maiores de 18 anos.
Com relação a regularização dos ciclomotores, os proprietários terão que emplacar a moto e submetê-la a uma vistoria e fazer as adaptações para que o veículo possua espelhos retrovisores e luz na placa.
Segundo Ricardo Teófilo todas as medidas foram tomadas devido ao alto índice de ocorrências de trânsito relacionado aos ciclomotores.
“De acordo com o Denatran só existem duas cinquentinhas emplacadas em Arapiraca, enquanto que mais de seis mil motos circulam pela cidade sem nenhum registro”, afirmou.
Segundo a SMTT, o procedimento para o licenciamento das cinquentinhas seguirá os mesmos mecanismos dos demais veículos automotores e ficará a cargo da 5ª Ciretran.