Prefeitura realiza ações de combate à tuberculose
Em alusão ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, realizado no último domingo (24), a Prefeitura de Arapiraca por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde realizou durante a manhã desta segunda-feira (25), uma ação de prevenção e divulgação dos sinais e sintomas da bactéria. O evento foi realizado no Mercado Público Municipal, no Centro da cidade.
Na ocasião foram realizadas entregas de panfletos educacionais junto a sociedade, para que haja conscientização dos sintomas que levem a doença.
De acordo com a Técnica da Vigilância Epidemiológica, Hilda Pereira, os principais sintomas da tuberculose são, tosse por mais de três semanas, perda de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dor no peito e nas costas e febre baixa, geralmente no período da tarde.
Segundo ela, o bacilo de Koch ataca principalmente os pulmões e pode ser transmitida através do ar, da fala e espirros. Um doente pode contaminar de 10 a 15 pessoas por ano, desde que ele tenha tido contato direto e permanente.
A medicação para a cura da tuberculose é entregue de forma gratuita nos Centros de Referência Integrada de Arapiraca (Cria).
O essencial é que os remédios sejam tomados regularmente durante os seis meses de tratamento. O abandono dos cuidados podem acarretar no surgimento de resistência da doença e a complicações que podem levar à morte.
A prevenção pode ser feita através da vacinação pelo complexo Bacilo de Calmette-Guérin (BCG), nos principais Postos de Saúde do município.
Durante a primeira semana de abril, às Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão realizando ações de Controle da Tuberculose através de busca ativa dos sintomas respiratórios e divulgação dos sinais.