Prefeitura apoia campanha de desarmamento
p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { }
A Prefeitura de Arapiraca, em parceria com a Secretaria Estadual da Promoção da Paz, estão realizando, durante as próximas três semanas, uma campanha de conscientização e recolhimento de armas em todo o município.
A ação está sendo realizada no calçadão da Praça Bom Conselho, no Centro.
O programa faz parte da “Campanha Nacional do Desarmamento”, do Governo Federal, e tem como finalidade diminuir os índices de homicídios e criminalidades em todo o território brasileiro. Durante esses seis anos, foram recolhidas aproximadamente 610 mil armas com esta ação de conscientização das pessoas.
A ação garante que a identidade do responsável pela arma não seja divulgada, porém, para que seja realizada a entrega, é necessário que o cidadão esteja munido da guia de trânsito – documento equivalente ao porte provisório -, que pode ser retirado no site www.entreguesuaarma.gov.br.
Após realizada a entrega, o cidadão receberá uma indenização de até R$ 450 por arma, dependendo do calibre. Armamentos de fabricação artesanal, ar comprimido ou de brinquedos não serão indenizadas.
De acordo com Adalberto Sá Júnior, superintendente estadual de Promoção da Cultura da Paz, não é fácil fazer com que as pessoas entreguem suas armas. Para isso serão realizadas campanhas de conscientização e encontros com estudantes, comerciantes e com líderes religiosos e comunitários.
“A sociedade tem que entender que a cada arma que recolhemos, menos uma pessoa está sendo assassinada em nossas cidades”, afirmou.
Ele apontou ainda que a Prefeitura de Arapiraca entrou com toda logística na campanha, evidenciando a postura das secretárias de Governo, Cícera Pinheiro, e de Planejamento, Edina Pereira.