Cidade terá Plano Municipal Sobre Drogas
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Com a coordenação das secretarias de Governo, Assistência Social, Saúde, Educação, Políticas Públicas Para as Mulheres e de Cultura, o município de Arapiraca inicia a instalação do Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas.
Na tarde desta segunda-feira (18), educadores, assistentes sociais, especialistas médicos, gestores públicos, entre outros representantes da sociedade de Arapiraca, participaram da segunda edição do Seminário de Políticas Públicas Sobre Drogas.
O evento ocorreu no auditório do Centro de Referência Integrado de Assistência em Saúde de Arapiraca (CRIA), e contou com a presença do consultor pernambucano Acácio de Carvalho.
Com uma população de 220 mil moradores, o município apresenta, depois de Maceió, uma das mais altas taxas de homicídios do País, com o índice anual de 100 mortes para cada 100 mil habitantes.
Por conta disso, representantes dos diversos segmentos da sociedade local estão participando, desde setembro do ano passado, de seminário e oficinas de debates acerca da questão.
No seminário ocorrido nesta segunda-feira, o consultor Acácio de Carvalho apresentou a síntese do trabalho das oficinas como minuta de projeto para para a consolidação da Rede Municipal de Combate às Drogas.
Ainda durante o evento, o especialista revelou as experiências bem-sucedidas no estado de Pernambuco.
“Com o apoio de toda a sociedade e ações estratégicas, conseguimos implantar um pacto pela vida que resultou na redução pela metade dos indicadores da violência”, declarou.
Acácio de Carvalho adiantou que o grupo de Arapiraca será encabeçado pelas secretarias municipais de Governo, Assistência Social, Saúde, Educação, Políticas Públicas Para as Mulheres e de Cultura.
A secretária de Governo, Cícera Pinheiro, disse que o plano municipal conta com o apoio irrestrito da prefeita Célia Rocha (PTB).
Cícera também revelou que a meta inicial é reestruturar o Conselho e o Comitê de Políticas Sobre Drogas.
“A partir desse primeiro passo, vamos adotar ações de apoio à primeira infância, estratégias de uma segurança cidadã, fortalecimento do trabalho do gabinete de gestão municipal para implementação de políticas públicas tendo como foco principal as drogas”, acrescentou ela.
No encerramento das atividades, os participantes das oficinas e do seminário receberam certificados dos organizadores do evento.