8 de fevereiro de 2013

SMTT recomenda cautela aos motoristas que viajarem no carnaval

 

Cuidado redobrado ao volante, respeitando todos os itens de segurança do veículo e dos passageiros. E nada de beber se dirigir.

Essas orientações são recomendadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) aos motoristas que pegarem a estrada com saída de Arapiraca e destino às demais cidades do interior de Alagoas, principalmente, ao litoral sul do estado com viagem às praias neste período de carnaval.

“Recomendamos aos motoristas que tenham rigor ao volante e não ingerir bebida alcoólica, além de utilizar o cinto de segurança e, ainda, fazer uma revisão geral no veículo e redobrar os cuidados na estrada”, alertou Ricardo Teófilo, superintendente do órgão.

No início da tarde desta sexta-feira (08), Ricardo Téofilo, recebeu as equipes da SMTT e parceiros, que trabalharam durante a semana na campanha de Educação para o Trânsito, com ações educativas e preventivas em vários bairros de Arapiraca.
A ação foi concluída nesta sexta com blitze nos postos de combustíveis e ruas da cidade.

Estradas – O diretor de Fiscalização da SMTT, Daniel Medeiros, também recomenda aos motoristas que tenha atenção nas estradas que “ligam” os municípios alagoanos. Ele alerta que em todas as rodovias estaduais e até mesmo as federais que cruzam o estado sempre há um trecho em que a conservação do asfalto está precária.

“Nesses trechos é preciso que o motorista tenha a atenção redobrada e diminua a velocidade para evitar acidentes e nada de misturar bebida com direção”, recomendou Medeiros.

 

Lei Seca – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no dia 29 de janeiro deste ano de 2013, uma resolução para regulamentar a lei seca ainda mais rigorosa. Essa determinação não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do motorista.

O motorista que for abordado dirigindo com qualquer quantidade de bebida alcoólica pode ser multado e perder a carteira.
Além disso, os policiais militares que abordarem o motorista com sinais de embriaguez poderão utilizar câmeras de vídeo para flagrar a situação do motorista, que servira como prova.

De acordo com a resolução, o motorista que for flagrado com 0,01 miligrama de álcool por litro de ar já estará sujeito a pagar multa de R$ 1.915 e ter carro e carteira aprendidos. Antes, essa quantidade era de 0,10 miligrama.

Se o motorista for pego com 0,03 miligramas de álcool por litro de ar já vai ser enquadrado no crime de trânsito e terá que ser levado para uma delegacia.

Com as novas regras, até quem comer um bombom ou tomar remédio homeopático que contenha álcool poderá ser punido.
O motorista pode até se negar a fazer o teste do bafômetro, mas o policial vai poder preencher um questionário com informações como aparência, cheiro de bebida e comportamento que vão ajudar a comprovar a embriaguez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *