7 de fevereiro de 2013

Prêmio habilita Arapiraca para criação de Laboratório Natural

p { margin-bottom: 0.21cm; }


Um laboratório municipal que produzirá em Arapiraca medicamentos à base de extratos de ervas e plantas medicinais, a exemplo do único do Nordeste e que funciona na cidade de Maracanaú, no Ceará.

A premiação recebida, na tarde desta quinta-feira (7), por professores e alunos da Escola Benjamim Felisberto, na comunidade rural de Gruta d’Água, pode tornar essa ideia uma realidade.

Representantes da Fundação Banco do Brasil entregaram premiação em reconhecimento ao projeto “Transformar ideias em atitudes sustentáveis no jeito de ensinar, aprender e conviver com o semiárido”.

Desenvolvido pela professora Ednalva Pinheiro, com a participação de educadores e cerca de 200 alunos da educação infantil até o 5º ano, o projeto foi um dos finalistas na terceira edição do Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais.

A iniciativa recebeu avaliação positiva de destaque no concurso, por conta das ações de resgate da cultura e produção de xaropes, pomadas, sabonetes, xampus e repelentes naturais à base de plantas medicinais da região.

“O projeto faz parte das atividades escolares, e tudo é feito com respeito ao meio ambiente e promoção de desenvolvimento sustentável”, explicou a diretora Ednalva Pinheiro.

Ela agradeceu à prefeita Célia Rocha (PTB), à Fundação Banco do Brasil e à secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, que prestigiou a solenidade de entrega do prêmio- um tablet e a participação de representantes da escola no Seminário Nacional Sobre Tecnologias Sociais na Educação, que ocorrerá em Brasília, no fim deste mês de fevereiro.

O Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Fórum e a Fundação Banco do Brasil, selecionou os finalistas da disputa, entre eles o projeto da Escola Benjamim Felisberto.

Após o encontro, serão divulgados os seis vencedores que vão participar do Fórum Social Mundial na Tunísia, no próximo mês de março.

Participaram da entrega da premiação, os representantes do Banco do Brasil, gerente de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS), Egnaldo Barbosa; gerente de Negócios, Josué Dias, e assessora da Unidade Técnica, Suely Vilela, presidente da Facomar, Brás Antônio de Farias, Saulo Sales (Vigilância Sanitária Municipal); Sérgio Pinheiro (Secretaria Municipal de Saúde), entre outras personalidades e moradores.

Referência

No ano de 2008, a escola recebeu um prêmio nacional como finalista de concurso sobre projetos educacionais.

De acordo com a diretora da Escola Benjamim Felisberto, professora Ednalva Pinheiro, a comissão julgadora do 3º Concurso Aprender e Ensinar destacou a qualidade dos projetos recebidos.

“Nosso projeto é desenvolvido com a integração da comunidade, a exemplo da Farmácia Viva, do fogão a energia solar, entre outras iniciativas aplicadas à educação com o uso de conhecimento popular”, esclareceu Ednalva Pinheiro.

A equipe da escola iniciou o projetos com as professoras Rosimeire Nóia, Claudete Silva, Gerlândia Umbelino, Áurea Stela de Oliveira Silva, Rosilene Santos, Elaina Cristina, Cícera Souza, Ana Lúcia de Oliveira, Sineide Lopes, Elaine Cristina Gomes, Silvana da Silva, Valdirene do Nascimento e Welma Pereira.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *