Prefeita vai reduzir custos na área de iluminação pública
Reduzir custos, aumentar a capacidade da área iluminada das vias públicas e ampliar a iluminação pública no setor rural foram alguns dos temas discutidos durante reunião da prefeita Célia Rocha (PTB) com a equipe técnica da Secretária Municipal de Iluminação e Limpeza Pública (Selip) na semana passada.
No planejamento das ações para o setor de iluminação da cidade está incluída a substituição de lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio nas vias públicas do município, que será reforçada no primeiro semestre desse ano. A iniciativa reduz os custos relativos ao consumo de energia e aumenta a capacidade de iluminação da área.
A secretária municipal de Limpeza e Iluminação, Rita Nunes, informou que aproximadamente duas mil hastes, os chamados “braços” que sustentam as lâmpadas, devem ser substituídas para padronizar a iluminação do perímetro urbano da cidade. A prefeita Célia Rocha (PTB) determinou que esses “braços” sejam instalados nas áreas rurais do município onde há maior carência de iluminação pública.
Desde o início deste ano, durante o período noturno, técnicos da Selip percorrem bairros e praças da cidade para identificar os pontos de escuridão. A inspeção noturna realizada em motocicletas é de extrema importância para planejar as atividades de reparação e substituição dos equipamentos de iluminação.
As praças e parques tornaram-se atrações turísticas, a exemplo da iluminação colorida do Bosque das Arapiracas que chama a atenção de quem passa por aquele lugar. “Uma cidade iluminada é uma cidade com vida”, destacou a prefeita Célia Rocha.
“A iluminação pública tem uma função muito mais relevante que é contribuir para a segurança da população. Lugares iluminados podem inibir a prática de furtos e assaltos” finalizou a secretária.