Ações educativas no trânsito geram resultados positivos
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) fez um balanço positivo das ações do órgão durante o período de Carnaval e, assim, seguirá por todo o ano de 2013.
Com a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB), em priorizar a educação no trânsito, inclusive, com estudos técnicos para elaborar um planejamento no sentido de melhorar cada dia mais o fluxo e a trafegabilidade de veículos e pedestres na cidade, a primeira campanha educativa do ano da SMTT teve ações de impacto positivo.
O superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, afirmou que o trabalho das ações de Educação para o Trânsito foi dinâmico e atendeu às expectativas do órgão, com receptividade da população que, segundo ele, é bastante proveitoso.
Tendo à frente o diretor do Núcleo de Educação para o Trânsito, Neurício Oliveira, as ações conscientizaram os motoristas sobre riscos de acidentes e mortes ao misturar bebida alcoólica à direção, excesso de velocidade, como também a importância do uso do cinto de segurança para garantir integridade física aos condutores de veículos.
Aos motociclistas, a campanha também enfatizou o perigo de misturar álcool e moto, além do uso sistemático do capacete como principal instrumento de segurança desse condutor. Os pedestres receberam, ainda, informações da equipe da SMTT de como atravessar a faixa de pedestre de forma correta, com segurança.
“As ações educativas envolvem todos os segmentos da sociedade na promoção de ações de educação para o trânsito, num processo de permanente análise e discussão, buscando unidade de ação, com vistas à criação de uma nova cultura no trânsito de Arapiraca”, declarou Neurício Oliveira.
Parceria – A SMTT realizou as ações educativas em parceria com o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), SEST/SENAT, além das secretarias municipais de Saúde, com o grupo da Promoção à Saúde, de Educação e Assistência Social. A campanha educativa também contou com o apoio da imprensa local.
Os trabalhos enfocaram distribuição de folders e cartilhas sobre prevenção de acidentes e direção defensiva. As equipes realizaram as ações nas principais praças e avenidas da cidade, além das campanhas “Amigo da Vez” e “Se beber passe a chave” com palestras em escolas, instituições, postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais de Arapiraca.