Célia e Yale assumem a Prefeitura de Arapiraca
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Em solenidade iniciada por volta das 16 horas e que se estendeu até as 20 horas desta terça-feira (dia 1º), no Fórum da Comarca de Arapiraca e no auditório do Planetário Municipal, a médica e ex-deputada federal Célia Rocha (PTB) tomou posse como prefeita de Arapiraca para um mandato pelos próximos quatro anos.
Essa é a terceira vez que ela assume o cargo para comandar os destinos da segunda maior cidade e o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas.
Ex-secretária de Saúde, ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal, Célia Rocha já foi prefeita por mandatos consecutivos, entre os anos de 1996 e 2004.
No ano de 2010, ela foi eleita deputada federal com a segunda maior votação de Alagoas, com mais 124 mil votos.
Convocada pelo grupo político que comanda o município há 16 anos, Célia entrou na disputa pela prefeitura e venceu a eleição, no último dia sete de outubro, com mais de 45 mil votos dos arapiraquenses.
“Esse é um momento em que devemos olhar para o futuro, contemplar a história de que fazemos parte, lembrando das pessoas que sonharam e lutaram antes de nós”, afirmou em seu discurso.
Ao lado do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), a prefeita Célia Rocha disse que sua gestão será compartilhada com a equipe de governo e toda a sociedade.
“Com muito trabalho, iremos valorizar os votos que recebemos, estendendo todas as nossas ações à população de nosso município, como também das cidades que fazem parte da Região Metropolitana do Agreste, que tem nossa Arapiraca como referência”, acrescentou.
Ela adiantou que sua gestão será pautada pelo compromisso, valorização às pessoas e a qualidade no serviço público.
“Continuaremos sendo referência na saúde, através do tratamento humanizado às mães, aos filhos e a todos que busquem uma melhor condição de vida em nossa cidade, bem como iremos fortalecer o modelo de sucesso das escolas em tempo integral”, salientou.
Desafios
Em relação aos desafios, Célia ressaltou que o trânsito será tratado como questão de mobilidade urbana.
A prefeita afirmou que, diante do crescimento de Arapiraca, segundo ela, é urgente que sejam traçadas novas estratégias para o setor.
“Nele estão inclusos muito mais do que os direitos de ir e vir de motoristas e pedestres , mas toda a saúde pública, o desenvolvimento da cidade e o bem-estar social”, frisou.
Outros pontos colocados por Célia Rocha, como desafios de sua gestão, fazem parte o problema de abastecimento de água, a oferta energia para o município e a questão da segurança pública. “São elementos necessários à vida da população, bem como a opção de continuação do crescimento da cidade”, argumentou ela, afirmando que contará com o apoio dos senadores Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PTB), além de firmar parcerias com os governos estadual e federal.
Gilvânia
Ainda durante a solenidade, que foi presidida pela vereadora Aurélia Fernandes, os 15 vereadores eleitos e reeleitos também tomaram posse na presença de um público estimado em mais de 500 pessoas, que superlotaram o auditório do Fórum da Comarca de Arapiraca.
Apenas uma chapa foi apresentada para a eleição, tendo como candidata a presidente da Câmara Municipal, a vereadora Gilvânia Barros (PMDB).
A eleição foi aberta para o público. Os vereadores assinaram a ficha de presença e depositaram o voto na urna.
Com 13 votos favoráveis, um voto contrário e uma abstenção, Gilvânia Barros foi eleita para um mandato de dois anos, no biênio 2013/2014.
A ex-secretária de Saúde e vereadora mais votada, a assistente social Aurélia Fernandes (PMDB) ficou com a vice-presidência do Legislativo.
A professora Graça Lisboa (PSD) forma a nova mesa diretora como primeira-secretária, enquanto o vereador Edvânio do Zé Baixinho (PT) assume como segundo-secretário.
A nova bancada da Câmara inicia os trabalhos na primeira semana de fevereiro.
Novo secretariado
Após a cerimônia de posse, as autoridades e convidados seguiram para o auditório do Planetário Municipal, onde foram anunciados os nomes dos novos secretários municipais de governo.
Em noite com muitas homenagens ao ex-prefeito Luciano Barbosa e aos novos gestores Célia Rocha e Yale Fernandes, tomaram posse nos cargos nos novos secretários e secretárias municipais.
Dos 16 nomes anunciados, 12 são de mulheres. Como novidade, o médico e ex-secretário de Estado da Saúde, Ubiratan Pedrosa, foi nomeado para assumir a pasta a partir desta quarta-feira (2).
O ex-secretário de Governo, Ricardo Teófilo foi convocado para a SMTT, enquanto o engenheiro-agrônomo Rui Palmeira foi anunciado como novo secretário de Agricultura.
Veja a relação dos novos secretários:
Administração e Recursos Humanos- Lúcia de Fátima Queiroz Cavalcante
Governo- Cícera Pinheiro
Planejamento- Edna Pereira
Saúde- Ubiratan Pedrosa
Cultura- Tânia Santos
Obras e Desenvolvimento Urbano- Moyses Montenegro
Finanças- Rosa Ângelo Lira
Políticas Para as Mulheres- Hyseth Santos
Educação- Ana Valéria Peixoto
Agricultura- Rui Palmeira de Medeiros
Indústria e Comércio- Mirka Lúcio
Assistência Social- Daniel Rocha
Limpeza e Iluminação Pública- Rita Nunes
Meio Ambiente-Ivens Leão
Procuradoria- Marynne Alves
Controladoria- Maynara Rocha
SMTT- Ricardo Teófilo
Coordenadoria de Imprensa- jornalista Mônica Nunes