20 de dezembro de 2012

Espaço Trate é ampliado e unidades de saúde recebem premiação

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Inaugurado em dezembro do ano passado, o Espaço Trate, localizado na Rua Abraão de Oliveira, no bairro Cavaco, pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, o Espaço Trate- Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo- de Arapiraca ganhou novas e modernas instalações.

Na tarde desta quinta-feira (20), o prefeito Luciano foi homenageado pelas diretoras do espaço, com a inauguração de novas salas de atendimento, incluindo a Sala de Integração Sensorial Luciano Barbosa.

A solenidade contou com a presença da secretária de Saúde, Sandra Márcia Lima; psicólogas e diretoras do Trate, Ana Paula Rios, Luana, entre outros profissionais de saúde.

O Espaço Trate de Arapiraca é o primeiro estabelecimento público do gênero no Brasil e ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), para o atendimento a crianças com autismo e de necessidades especiais.

O espaço é dotado de modernas instalações em ambiente climatizado, e os profissionais trabalham com o Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras (Picturing Exchanging Communication System), entre outras atividades lúdicas e especializadas no tratamento dos jovens.

Reconhecimento

Ainda na tarde desta quinta-feira (20), na tenda acústica do Mercado do Artesanato, no Parque Ceci Cunha, a secretária de Saúde, Sandra Márcia Lima; as coordenadora de Atenção Básica, Aruska Kelly, e de Atenção à Saúde da Mulher, Pollyana Patrícia, participaram de atividades para certificação das Unidades de Saúde da Família (USF) de Arapiraca.

As UBS aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e obtiveram resultados positivos na avaliação realizada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o resultado, divulgado para todo o país, o município de Arapiraca apresentou 87,5% das Equipes de Saúde da Família como ótimas ou boas, e 2,5% como regulares.

O PMAQ objetiva ampliar a capacidade de ofertas de serviços de saúde que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades da população. Além de ser um dos requisitos para a continuidade da liberação de recursos, a avaliação externa é uma das quatro fases do programa, que se complementam formando um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica.

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) mais uma vez parabenizou a secretária Sandra Márcia Lima e toda equipe da Secretaria de Saúde pelo resultado.

O PMAQ foi instituído pelo Ministério da Saúde através da portaria nº 1.654, de 19 de julho de 2011 e tem como fases – adesão e contratualização; desenvolvimento; avaliação externa; e recontratualização.

“O resultado desse trabalho é muito importante para todos nós, a fim de que possamos ouvir opiniões externas acerca do trabalho preventivo realizado nas unidades de saúde de Arapiraca. Já avançamos muito, inclusive como referência nas áreas da promoção e da atenção básica, mas temos a consciência de que ainda podemos fazer muito mais”, acrescentou o prefeito Luciano.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *