15 de novembro de 2012

Arapiraca tem resultado positivo em nova avaliação do MS

p { margin-bottom: 0.21cm; }

As Unidades de Saúde da Família (USF) de Arapiraca que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) obtiveram resultados positivos na avaliação realizada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o resultado, divulgado para todo o país, o município de Arapiraca apresentou 87,5% das Equipes de Saúde da Família como ótimas ou boas, e 12,5% como regulares.

O PMAQ objetiva ampliar a capacidade de ofertas de serviços de saúde que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades da população. Além de ser um dos requisitos para a continuidade da liberação de recursos, a avaliação externa é uma das quatro fases do programa, que se complementam formando um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica.

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) mais uma vez parabenizou a secretária Sandra Márcia Lima e toda equipe da Secretaria de Saúde pelo resultado.

O PMAQ foi instituído pelo Ministério da Saúde através da portaria nº 1.654, de 19 de julho de 2011 e tem como fases – adesão e contratualização; desenvolvimento; avaliação externa; e recontratualização.

“O resultado desse trabalho é muito importante para todos nós, a fim de que possamos ouvir opiniões externas acerca do trabalho preventivo realizado nas unidades de saúde de Arapiraca. Já avançamos muito, inclusive como referência nas áreas da promoção e da atenção básica, mas temos a consciência de que ainda podemos fazer muito mais”, acrescentou o prefeito Luciano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *